“Fechamento de creche preocupa moradores do bairro Boa Vista”

Foto Eduardo Montecino/Arquivo

Por: Elissandro Sutil

05/12/2018 - 08:12 - Atualizada em: 05/12/2018 - 12:02

Interina: Veronica Lemus

O anúncio de fechamento do centro municipal de educação infantil do bairro Boa Vista, CMEI Rodolfo Hufenuessler, pegou os moradores e famílias de surpresa nesta terça-feira.

Segundo o secretário de Educação, Rogério Jung, a unidade continuará em funcionamento normalmente até 21 de dezembro, quando começa o recesso escolar, mas as famílias estão sendo contatadas para realocação das crianças.

O secretário explica que o espaço físico da unidade é muito pequeno, o que impede o aumento no número de alunos, hoje de 21 crianças, de berçário e maternal. A unidade conta com 15 profissionais que poderiam atender a mais crianças, diz Jung.

No entanto, o espaço atual não permitiria. Com isso, a unidade teria um alto custo de manutenção, de R$ 2 mil por mês por criança, enquanto em outras unidades o investimento é de R$ 1,2 mil, em média.

Segundo o secretário, os familiares e responsáveis pelas crianças estão sendo procurados para que escolham e informem à qual unidade do município gostariam de ser realocados.

Ele garante que a unidade permanecerá em funcionamento até que todas as crianças já estejam sendo atendidas em outra unidade.

No entanto, os moradores estão preocupados com a decisão, que consideram arbitrária e intransigente, já que não houve nenhum diálogo antes com a comunidade.

O secretário informa que os primeiros a saber do fechamento foram os profissionais da unidade – que também já escolheram onde irão trabalhar a partir de então -, na segunda-feira.

Segundo moradora do bairro, os pais foram solicitados para informarem até três unidades de sua preferência, para a realocação.

Mesmo assim, a moradora diz que a mudança vai trazer impactos em sua rotina. Contudo, a situação seria mais complicada para as famílias que não têm carro ou condições de levar as crianças para outro local.

Os moradores estão analisando o próximo passo que pretendem tomar, para que medidas como essa não voltem a se repetir e, se possível, para que a decisão de fechamento da unidade seja reconsiderado.

O secretário de Educação reforça que no próximo ano, mais 400 vagas serão criadas na educação infantil, 300 em unidades municipais e 100 na rede privada.

Mais espaços ocupados

Os vereadores de Guaramirim aprovaram indicação do vereador Ramon da Silva Castro (PSD), que pede ao prefeito que determine a concessão de permissão de uso dos bens públicos inutilizados no município a particulares que neles desejem desenvolver atividades de interesse da coletividade, como o cultivo de hortas comunitárias, o desenvolvimento de atividades educacionais, a prática de atividades recreativas, entre outros.

Troca em Guaramirim

Os comandos da Secretaria de Infraestrutura e da Diretoria de Recursos Hídricos de Guaramirim foram trocados.

Conforme diário oficial do município, a partir desta terça-feira, Sandro Luiz Depin, da Infraestrutura, passa a assumir a diretoria no lugar de Osni Romeu Denker, que sai da diretoria para a gestão da Infraestrutura.

Já o então ouvidor Daniel Erthal passa para o cargo de gerente de Auditoria, vinculado à Controladoria-Geral do Município.

PTB faz avaliação

Membros do diretório e filiados do PTB de Jaraguá do Sul se reuniram nesta segunda-feira na sede da Arsepum para confraternização, avaliação e prestação de contas.

O grupo destacou o crescimento da legenda no município, atrelado ao “excelente trabalho” do vereador Marcelindo Gruner, chegando a 900 filiados, afirma o partido.

A meta para 2019 é ultrapassar os mil filiados nos primeiros meses do próximo ano.

Bancada do MDB com Bolsonaro

O deputado federal eleito Carlos Chiodini (MDB) participou de encontro ontem como o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). A bancada do MDB foi a primeira a ser recebida por Bolsonaro.

Foto Divulgação

O presidente eleito falou sobre as mudanças que pretende promover no país nas mais diversas áreas e disse que a colaboração daqueles que querem um futuro melhor para o Brasil é fundamental.

Antes de encerrar, garantiu que não fará distinção entre parlamentares por serem de um ou outro partido, mudando a lógica de fazer política. Chiodini saiu satisfeito da conversa e confiante em um novo ciclo em Brasília.

Unidade de conservação

Na próxima semana, a prefeitura de Schroeder promove audiência pública para apresentação da proposta de criação de uma unidade de conservação, localizada na região do Bracinho.

A audiência será na Câmara Municipal de Schroeder, no dia 12 de dezembro, a partir das 18h.

Doação à Polícia Civil

A diretoria da ACIJS recebeu na tarde de segunda-feira a arquiteta Suellen Georg e a engenheira civil Julia Bruch Ramos, da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul (Aeajs).

Foto Ronaldo Corrêa / Acijs

As arquitetas, juntamente com o engenheiro civil Jander Rafael Perito, elaboraram projeto de revitalização da Delegacia Regional de Polícia, doado pela entidade.

Presidente da Acijs, Anselmo Ramos, destacou o senso de voluntariado dos profissionais. O delegado regional Adriano Spolaor, disse que a iniciativa vai permitir uma melhora significativa na qualidade dos trabalhos prestados pela Polícia Civil à comunidade.

Combustíveis irregulares

A comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei do deputado Carlos Chiodini (MDB), que torna lei de combate a comércio irregular de combustíveis mais rigorosa.

Entre os principais pontos, a proposta acrescenta a previsão de punição aos postos que fornecerem aos consumidores volume de combustível inferior ao indicado na bomba medidora, além de intensificar as penalidades previstas por outros atos de infração.

O texto segue para demais comissões antes de ir a plenário.

Justificativa eleitoral

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições 2018, realizado no dia 7 de outubro, têm até esta quinta-feira para regularizar sua situação eleitoral.

O não comparecimento injustificado no dia da eleição é irregularidade punível com multa.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?