Alerta máximo contra a dengue

Colunistas

Por: Patricia Moraes

sábado, 06:00 - 06/02/2016

Patricia Moraes

A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul confirmou ontem o registro de quatro casos de dengue de um total de 23 suspeitos em 2016. A princípio, os pacientes infectados viajaram para fora do município, onde podem ter contraído a doença. Em meio ao alerta mundial para o mosquito que transmite também o zika vírus e a chicungunha, ninguém pode ignorar o perigo que está presente em todas as partes. A boa notícia é que, ontem, o Ministério Público publicou resultado de inquérito que aponta que a Vigilância Sanitária do município tem adotado todas as ações necessárias para prevenção e combate ao Aedes Aegypti.

Embora seja confortante saber que a rede de proteção esteja funcionando, muita gente tem convivido com os riscos sem se dar conta. No ano passado, Santa Catarina enfrentou um surto de dengue e Jaraguá do Sul viu o registro de focos do mosquito saltar de sete, em 2014, para 32, em 2015. Atualmente 600 armadilhas estão espalhadas pela cidade e outros 150 estabelecimentos considerados de risco são vistoriados periodicamente. É humanamente impossível, porém, os agentes visitarem todas as casas da cidade, o que reforça a necessidade de cada um olhar com atenção aquele vaso que acumula água, a calha que pode ser um esconderijo para o mosquito, ou um cano que aparentemente é inofensivo.

Nessa situação cabe também ser fiscal do terreno vizinho e denunciar irregularidades. As centenas de casos de microcefalia registrados no país fizeram o ministro da Saúde, Marcelo Castro, dizer que o Brasil terá uma geração de “sequelados”. O termo pode ter sido pejorativo, mas revela o quanto estamos reféns de uma doença assustadora que ainda não tem seu potencial conhecido.

* * *

Fotos: Eduardo Montecino/OCP Online

Alagou
A chuva que atingiu a cidade na tarde de ontem pegou em cheio a Câmara de Vereadores. O plenário, onde ocorrem as sessões, ficou alagado. Até um barquinho de papel foi feito para ironizar a situação do prédio. Teve gente que brincou dizendo que a água chegou para refrescar o clima de guerra entre as bancadas de oposição e governista. Os prejuízos ainda não foram calculados.

* * *

No momento certo
Principal liderança do PSDB na região, o deputado estadual Vicente Caropreso tem dito que a sigla precisa estar preparada para uma candidatura própria ao pleito de outubro, mas não descarta uma aliança com Dieter Janssen, a quem diz nutrir muito respeito e amizade. “Quando for a hora a gente vai sentar para conversar”, resume. Nos bastidores, o PP trabalha para ter no bloco o PMDB, o PSDB e o PCdoB.

* * *

Reeleição
Dieter Janssen (PP) tem evitado falar em reeleição. À coluna, essa semana, o prefeito argumentou que esse é um tema para ser tratado lá por março, abril. O que ele não disse é que até lá a previsão é de que as obras de recuperação da cidade tenham sido finalizadas, o pacote de pavimentação de mais de 20 ruas tenha sido iniciado e algumas importantes inaugurações tenham acontecido: como a da ponte do Rau.

LEIA A COLUNA COMPLETA NA VERSÃO DIGITAL DO JORNAL O CORREIO DO POVO

×