Início dos treinos sem exagero nas dores

Pessoas se exercitam na academia

Ama e Cláudio correm na esteira na Academia Equilíbrio | Foto: Reprodução

Por: OCP + Equilíbrio

29/01/2021 - 08:01 - Atualizada em: 29/01/2021 - 08:46

As dores são companheiras de quem começa a atividade física. Muita gente até chega a abandonar os treinos.

Cláudio Costa e Ana Paula Gonçalves treinaram, mas não sentiram nenhum dos incômodos tão temidos por quem abandona o sedentarismo e se aventura na academia.

Mas o que aconteceu? Bom, para começar, é preciso explicar o que causa esse incômodo.

 

 

O personal trainer Rafael Eger, da Academia Equilíbrio, informa que essa é uma fase de adaptação do corpo das pessoas ao estímulo do exercício físico, quando estão no início das atividades ou trocam o treino.

“A sua fibra muscular não está adaptada a fazer aquele movimento, a ter aquela carga ou fazer aquele exercício. Ocorre uma microlesão, gera uma microinflamação no teu corpo e o processo de recuperação é a dor. Isso vai te deixar mais forte”, destaca.

Rafael comenta que o processo é algo natural, mas há um limite. Ao passar da medida, a pessoa acaba tendo uma lesão na massa muscular.

Segundo o personal trainer, é comum o pessoal começar a treinar e reclamar das dores. Levantar o braço pode virar uma verdadeira tortura. É exatamente isso que ocorre quando o limite é ultrapassado.

Mulher treina na academia

Arquivo Pessoal

“Aqui na Academia Equilíbrio, a gente tem um protocolo de iniciação, onde você vai passar por fases. No primeiro dia, vamos fazer uma adaptação neuromuscular, com oxigenação do tecido muscular, lubrificação articular e desintoxicação do corpo. É algo que não vai te trazer dor, mas vai mostrar para o teu corpo que você está iniciando uma atividade física”, comenta.

Homem treina na academia

Arquivo Pessoal

Nos dias seguintes, o aluno vai passando por adaptações em cada grupo muscular, com pequenos estímulos. Com esse incentivo gradual, o corpo não vai sentir uma dor exagerada e o aluno vai conseguir chegar nos seus resultados.

“Foi ótimo retomar os exercícios aos poucos, sem sentir dores intensas.” Ana Paula Gonçalves

“Com o acompanhamento do Rafa, consegui passar por essa fase sem dores que atrapalhassem a minha mobilidade.” Cláudio Costa

Acompanhe no Instagram:

@ocpmaisequilibrio

@claudiocosta.jornalista

@anahhgoncalves

@equilibrio_academia_sc

@ocpnews

@naturale.produtos

@receituariomagistral

@esteticaspahealth

O OCP + Equilíbrio tem o patrocínio de: