Oficina sustentável, conheça os cuidados adotados pelas mecânicas com o meio ambiente

Foto divulgação

Muito mais que uma questão social, o cuidado e a preservação ambiental se tornaram uma preocupação voltada à saúde pública. Seguindo o fluxo das grandes montadoras, outros setores da cadeia automobilística também vem se adaptando às normativas ambientais.

Prestadores de serviços que mantém uma postura responsável com o meio ambiente ganham destaque no mercado. Saiba quais os cuidados adotados pelas mecânicas na questão de sustentabilidade.

Água e óleo lubrificante usados

Tratamento da água: o cuidado começa com a água usada na oficina, o tratamento deve ser feito antes de a água ser devolvida para o leito. O tratamento de fluentes é um fator importantíssimo. Uma caixa separadora de água e óleo é comumente usada para evitar a contaminação.

Resíduos de classe 1: coleta seletiva do óleo deve ser realizada. Peças e produtos contaminados com óleos, bem como o próprio óleo lubrificante, devem ser enviados para uma empresa autorizada a fazer a reutilização e reciclagem.

Produtos biodegradáveis: uma das opções adotada pelos mecânicos são as toalhas retornáveis ao invés das estopas, por exemplo, que reduz o impacto ambiental.

Impacto pelo descumprimento das normas ambientais

O descumprimento das leis e normas impõem às empresas muito mais do que sanções legais no campo civil e criminal. Prejudicam, de forma direta, seu maior patrimônio: a credibilidade, tornando negativa sua imagem e reputação. Além de prejudicar o meio ambiente e a saúde das pessoas, afeta a saúde financeira da empresa como um todo. Para as automecânicas nucleadas, é fundamental o comprometimento quanto aos aspectos ambientais e separação de resíduos, esses cuidados são essenciais para manterem a certificação pelo IQA.

Empresa responsável

As Automecânicas nucleadas ACIJS contam com uma equipe capacitada, consciente e comprometida com a preservação dos recursos ambientais, buscando minimizar os impactos da atividade humana sobre o meio ambiente. As automecânicas são certificadas pelo IQA (Instituto de Qualidade Automotiva) e sempre estão atentas para manter a certificação e cumprir com a legislação ambiental vigente na região.

Em caso de dúvidas, consulte as empresas participantes do Núcleo das Automecânicas ACIJS. Acesse nosso Instagram: @nucleoautomecanicasacijs.