Hoje, cuidar do planeta e do meio ambiente se tornou uma responsabilidade de todas as pessoas e empresas. Neste contexto, um protagonista das práticas ecológicas são os óleos lubrificantes, resíduos sólidos contaminados, e a reciclagem desses resíduos. E, por ser uma atitude importante, todas as Automecânicas nucleadas ACIJS tem esta rotina. Veja como funciona:

Coleta

As automecânicas nucleadas ACIJS contam com uma empresa especializada para gerenciar os resíduos e dar o destino adequadamente correto para cada resíduo, priorizando a logística reversa e a reciclagem dos materiais renováveis

Óleo: o sistema de coleta de Óleo Usado – OLUC é realizado por caminhão tanque equipado com bomba que garante a transferência dos fluidos para o veículo com agilidade e segurança, após a coleta efetuada, as automecânicas recebem um Certificado de Coleta de Óleo dê acordo com a resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) 362/2005.

Resíduos Sólidos: os resíduos sólidos gerados no processo de manutenção automotiva são acondicionados em tambores, coletados por caminhões equipados com balança embarcada para pesagem dos materiais, permitindo que se tenha total conhecimento dos volumes gerados no ato da coleta.

Os resíduos são frascos plásticos, embalagens contaminadas, filtros, que são separados, triturados pela empresa que gerencia esses resíduos e enviados para centrais de reciclagens ou tratamento para destinação final. Após a coleta, a automecânica recebe o Certificado de Destinação dos Resíduos.

Limpeza da caixa separadora água e óleo (SAO)

A coleta dos resíduos de Caixa Separadora Água e Óleo – SAO, é realizado com caminhões de hidro vácuo onde permitem que sejam coletados todos os resíduos de difícil remoção da caixa separadora e posteriormente sejam feitas lavagens no sistema separador e tubulação por meio de hidrojateamento, assim permitindo que o sistema fique limpo e desobstruído para não comprometer o processo separação com sua utilização. Após a coleta a automecanica recebe o Certificado de Destinação dos Resíduos.

Reciclagem

Muito comum ouvir falar sobre a reciclagem de óleo lubrificante. O termo rerrefino é apropriado, pois, o processo inicial de geração de óleo lubrificante é feito em refinarias de petróleo. Um óleo já usado ou contaminado precisaria, então, ser refinado novamente. Após o óleo ser rerrefinado ele é classificado como óleo básico e a rerrefinaria distribui para as produtoras que envazam e comercializam novamente este produto, fechando o ciclo da logística reversa.

Os subprodutos do rerrefino, os resíduos, são direcionados para fabricação de impermeabilizante e manta asfáltica.

Empresas responsáveis

Visando minimizar os impactos ambientais, o núcleo de automecânicas ACIJS tem parceria com a Filtroville, uma empresa especializada que faz o gerenciamento sustentável dos resíduos, prezando pela responsabilidade ambiental. Agora que você sabe da importância da reciclagem do óleo lubrificante e resíduos, fique atento. Faça a troca somente em uma empresa especializada para garantir que o destino do produto seja o correto.

Em caso de dúvidas, consulte as empresas participantes do Núcleo das Automecânicas ACIJS. Acesse nosso Instagram: @nucleoautomecanicasacijs.