Carro ideal para você: veja quais itens checar na hora de comprar um veículo usado

Por: Núcleo das Automecânicas da Acijs

08/10/2020 - 15:10 - Atualizada em: 15/10/2020 - 15:51

A compra de um carro envolve conciliar desejos e necessidades e há uma série de questões que devem ser levadas em consideração. Algumas dicas podem ser seguidas no momento da escolha!

Óleo: verificar nível e coloração.

Pneus: avaliar as condições, conferindo se estão desgastados por igual.

Ar-condicionado e vidros elétricos: checar se a refrigeração no ambiente está na temperatura desejada, se o sistema elétrico dos vidros funciona e se todas as luzes do veículo acendem apropriadamente.

O fato de não ter nenhuma luz acesa, não significa necessariamente que está tudo em ordem. Neste caso, recomenda-se fazer a checagem do sistema através de um scanner.

Motor e câmbio manual: faça testes de rodagem, em diversas condições de piso e inclinação, para ver se nenhuma marcha ‘escapa’ e, enquanto estiver fazendo o teste, procure observar se não há ruídos vindo do motor e as respostas dos pedais e do câmbio. Uma sugestão seria fazer a vistoria cautelar.

Exame da lataria

Observe se há amassados ou riscos, se os encaixes de portas estão perfeitos, assim como capô e tampa do porta-malas, verificando se estão alinhados.

Faça um planejamento

Essas são sugestões simples que podem ajudar na hora de escolher o veículo, para que essa aquisição represente uma conquista que atenda às necessidades do proprietário e proporcione segurança à toda família, além de não ser um custo a mais no orçamento.

É sempre importante considerar o planejamento como valioso aliado quando se trata de tudo o que envolve a compra de um automóvel.

O modelo de carro adequado sempre é o que alia as melhores condições para a rotina de quem vai utilizá-lo diariamente, mas também das pessoas mais próximas que dependem do veículo.

Portanto, só se deve escolher o modelo que melhor atenda a tudo isso e ainda proporcione o máximo de prazer ao volante.

Na compra de um seminovo ou de um usado, deve-se buscar a ajuda de um mecânico de confiança ou orientações das empresas associadas ao Núcleo das Automecânicas ACIJS, assegurando condições seguras para esse importante investimento.

Nunca é demais lembrar que o custo de uma assessoria é muito pequeno quando comparado ao prejuízo que pode resultar de uma compra sem os cuidados necessários.