Esta era a capa da edição de nº 3.043, de 23 de junho de 1979, do O Correio do Povo, que tinha na direção o Sr. Eugênio Victor Schmöckel. Veja o que foi destaque naquele dia.

1. O ‘presente de grego’ catarinense 

Esta manchete de capa estampava uma das tantas versões que envolveu este histórico episódio ocorrido no litoral sul catarinense. Laguna recebia um ‘presente de grego’ numa gélida madrugada de sábado do dia 26 de maio de 1979. O Navio Malteza S, de Bandeira Grega, encalhara nas proximidades da praia do Gí. O derramamento de 8 mil toneladas de milho armazenados nos porões do cargueiro e outros 30 mil litros de óleo lubrificante, causaram uma das maiores tragédias ambientais no Sul do Estado.Há variedade de literaturas sobre esse fato para quem deseja saber mais. 

2. Uma coluna atemporal

Com a peculiar habilidade e lucidez nas palavras, o saudoso Prof. Paulo Moretti presenteava os leitores do OCP com esta coluna. Seu conteúdo nos remete agora, a uma reflexão comparativa, bem oportuna para o clima pré-eleitoral que estamos vivenciando. Sua tese sugeria a desaprovação de “choque frontal entre banidos e banidores, nem confronto entre passado e presente, mas um engajamento sem reticências, que flua democraticamente para um amplo entendimento nacional, em que prevaleça a compreensão sobre a intransigência”. Que paralelo o leitor traçaria com a atual realidade?