“Proerd – um programa para a vida!”

Por: Nelson Luiz Pereira

29/11/2019 - 18:11 - Atualizada em: 29/11/2019 - 18:23

Como exemplo promissor de política pública, o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, está consolidado e segue sendo sucesso em nossa cidade e região. O Programa, que nasceu nos Estados Unidos, em 1983, já se alastrou por mais de 58 países ao redor do mundo. Sua metodologia consiste em ação conjunta entre polícia militar, professores, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso lícito e ilícito de drogas e a violência.

Seu fator de sucesso reside, determinantemente, no grau de parceria, onde todos os envolvidos orientam-se para a mesma missão, de ‘contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e segura’.

Então, como um forte aliado da família, da escola e da sociedade, o Proerd, de nossa comunidade tem, com muita competência, complementado o processo educacional, correspondendo, inclusive, aos preceitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), cujo artigo 2º, estabelece que “educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Para que este importante Programa siga formando e transformando vidas, não basta que os parceiros estejam envolvidos, é preciso que estejam comprometidos. Enfim, temos que ter consciência que, sociedade saudável é uma construção coletiva.