“Novos paradigmas da Educação”

Por: Nelson Luiz Pereira

21/10/2019 - 18:10 - Atualizada em: 21/10/2019 - 18:49

O inovador programa “Vem Fazer SESI SENAI” de Jaraguá do Sul, é um dos modelos orientados para os novos paradigmas da Educação em um mundo regido pela tecnologia. A nova construção do saber, requer práticas e ferramentas inovadoras para o processo de ensino aprendizagem.

O velho modelo jesuítico, do quadro e giz, se tornou antítese do modelo de se ler além dos textos, compreender além das imagens, interagir além do ‘face to face’ e aprender além da sala de aula. As instituições de ensino atentas e sensíveis às novas condições e tecnologias educacionais, promovem uma educação colaborativa, oportunizando trocas de experiências, interatividade e estreita conexão com a realidade.

Elas sabem que a aprendizagem já não se compacta a uma grade curricular. Esta é inesgotável e se renova continuamente. Elas sabem ainda, que o novo mercado de trabalho requer que as pessoas estudem de forma ininterrupta ao longo da vida ou estarão desconectadas do mundo. Serão os novos excluídos.

Por fim, elas sabem que o novo paradigma de aprendizagem pressupõe uma abordagem holística, onde o todo é maior que a soma das partes. Nesse novo modelo, não se concebe dicotomia entre o homem e o meio. Caberá, então, à instituição, disponibilizar do meio ideal para que o educando seja protagonista de seu aprendizado, e o educador, um competente facilitador e orientador.