Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

“História “Além da Tribuna” contada em livro!”

Por: Nelson Luiz Pereira

17/12/2019 - 18:12 - Atualizada em: 17/12/2019 - 18:27

Uma importante obra intitulada “Além da Tribuna – A construção da cidadania através do Poder Legislativo de Jaraguá do Sul”, de autoria de Carlos Henrique Schroeder e João Chiodini, teve seu lançamento no dia de ontem, na Câmara de Vereadores. Seguramente, um livro digno de leitura por parte de todo cidadão Jaraguaense.

Segundo os autores, a obra faz “uma viagem pela história do poder legislativo, desde o surgimento no mundo e no Brasil, passando pela criação do primeiro conselho consultivo, em 1934. Destaca os primeiros vereadores eleitos no município e as legislaturas subsequentes. Traz diversas curiosidades, como as rixas entre o executivo e o legislativo nas décadas passadas, a primeira vereadora eleita, o assassinato do presidente da Câmara, a dinâmica interna da casa, os direitos e deveres dos vereadores, e como o funcionamento da Câmara impactou no desenvolvimento da cidadania no Município”.

Transitar pelas páginas dessa obra, proporcionará ao leitor, conhecimento do passado para compreensão do presente. Fatos inusitados virão à luz. A propósito, por falar em luz, relatam os autores, em determinada passagem do livro, que “em março de 1961, diversas sessões da Câmara Municipal foram sabotadas, com a retirada dos fusíveis do prédio da Prefeitura, interrompendo os trabalhos.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Segundo um jornal local, os próprios funcionários da Prefeitura, instigados pelos vereadores governistas, que não estavam na sessão realizada no Bar Marabá, foram os responsáveis. O fato virou piada entre os populares, que sugeriram a utilização de velas e fósforos”.

Outra passagem revela, também, o desenrolar de uma pauta de funeral na sessão do dia 24 de fevereiro de 1949. “Na sala do Forúm da Prefeitura Municipal, durante a palavra livre, o vereador Willy Germano Gessner solicitou voto de pesar da Casa em decorrência da morte do ex-prefeito Leopoldo A. Gerent, falecido na manhã do mesmo dia, e sugeriu que a sessão fosse suspensa em sua homenagem.

O Presidente Luiz de Souza recomendou a criação de uma Comissão de Vereadores para acompanhar o funeral. A Comissão foi formada pelos vereadores Willy Germano Gessner, João Lucio da Costa e Max Thieme Junior, que acompanharam, durante todo o restante do dia, as homenagens ao ex-prefeito.
Esses e outros tantos registros resgatam a realidade histórica do poder legislativo de Jaraguá do Sul.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Nelson Luiz Pereira

Administrador, escritor, membro do Conselho Editorial do OCP e colunista de opinião e história.