“Bazar ‘AmorAção’ é doação. É voluntariado!”

Por: Nelson Luiz Pereira

04/12/2019 - 18:12 - Atualizada em: 04/12/2019 - 18:20

Nosso padrão elevado de sociedade organizada, colaborativa e solidária, faz de Jaraguá do Sul, uma comunidade diferenciada. Nos destacamos porque, por aqui, compartilhamos de uma consciência mais acurada de unidade social e virtude cidadã. Ademais, melhor assimilamos o conceito de voluntariado definido pela Declaração Universal do Voluntariado, aprovada pela International Association for Volunteer Effort, em 1990, cuja prática “consiste em uma escolha e motivação pessoal, livremente assumida, como forma de estimular a cidadania e o envolvimento comunitário, visando à valorização do potencial humano, à qualidade de vida e à solidariedade”.

É com esse espírito que a Associação dos Voluntários do Hospital São José, de Jaraguá do Sul, por meio de seu grupo de eventos AmorAção, promoverá, a partir de amanhã (5), mais um bazar beneficente, com a venda de roupas e acessórios. O objetivo da ação é angariar fundos para projetos sociais, dentre eles, a manutenção da Casa São José, que acolhe acompanhantes de pacientes, bem como pacientes em tratamento ambulatorial nos hospitais de Jaraguá.

Então, quem adentrar o bazar AmorAção, estará, antes de tudo, contribuindo com a elevação do potencial humano, com a qualidade de vida, a solidariedade e a compaixão, visando uma sociedade mais evoluída. Nessa condição, o bazar, sortido como estará, tudo lhe servirá, tanto física como espiritualmente.

Oportuno considerar, entretanto, que essa missão voluntária não se sustentaria desconectada desse padrão social que nos é peculiar. Sua causa não tem um dono. Ela é da comunidade. Por isso, os cidadãos conscientes de que toda sociedade é uma construção coletiva, percebem que, se todos focarem tão somente em seus interesses privados, estarão em situação pior do que se dispusessem de algum tempo ou recurso para a coletividade.

Temos convicção de que há por aqui, uma maior lucidez e entusiasmo de que a coexistência colaborativa produz uma força indutora que modifica comportamentos, fomenta novos conhecimentos e promove o desenvolvimento da comunidade. Que essa nossa energia continue se disseminando e nunca se esgote, pois, “ser servido sem servir, é apenas existir”. O bazar AmorAção lhe esperará de portas e braços abertos, na certeza de seu sucesso.