“Qual a diferença entre o diesel comum e o S10?”

Apesar de a gasolina ser muito procurada nos postos de combustível, o óleo diesel consegue ser ainda mais utilizado no Brasil. Isto porque, além dos caminhões, vários outros veículos como trens, navios, tratores e outros usam este derivado do petróleo.

O que poucos sabem é que existem dois tipos de óleo diesel o S500 (diesel comum) e o S10 e a diferença entre eles está na quantidade de enxofre presente na composição. O diesel S10 tem cerca de 10 partes do elemento por milhão e o S500, 500 partes por milhão.

Quando utilizar um ou outro?

O segredo é bem simples, basta olhar para a data de fabricação do veículo ou máquina em questão. Se ela foi fabricada antes de 2012, certamente tem um sistema mecânico que aceita altas doses de enxofre e por isso, o diesel S500 funciona.

Quando a data de fabricação for posterior a 2012, o mais indicado é o S10 pois desde esta época, as marcas trocaram a resistência ao enxofre por potência e tornando necessário usar o diesel S10 para evitar danos na parte de combustão dos motores.

O combustível S10 é mais ou menos potente?

O diesel comum (S500) tem um nível de cetano de 42, o S10, por outro lado, alcança o nível de 48. Isto quer dizer que o S10 tem ignição e combustão superiores ao S500 e isto melhora o desempenho dos motores.

.

Se você tem usado diesel S500 em veículos novos, é provável que o motor do seu veículo esteja com problemas de corrosão. Vá até a Nicoluzzi e faça uma avaliação do seu veículo.

Onde encontrar

A Nicoluzzi fica na rua Carlos Hardt, 688, no bairro Água Verde em Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone: (47) 3371-2390.

Acompanhe a Nicoluzzi no Facebook para ficar por dentro das novidades.