“Principais cuidados para evitar danos ao sistema de arrefecimento”

Foto divulgação | Nicoluzzi.

Por: Auto Mecânica Nicoluzzi

28/09/2020 - 10:09 - Atualizada em: 29/09/2020 - 08:41

Muitos acreditam que “Sistema de Refrigeração” é um nome apropriado para o radiador e para as demais partes que controlam a temperatura do motor. Contudo, não é bem assim. A forma certa de chamar essas partes é “Sistema de Arrefecimento”, já que tem a função de manter a temperatura ideal no motor.

Esse sistema é muito importante. Qualquer falha nele, poderá causar a fundição do motor e este definitivamente é o maior terror de qualquer motorista.

Por isso, veja os principais cuidados para que este sistema funcione corretamente:

Nível dos líquidos

O liquido é essencial para o bom funcionamento do sistema de arrefecimento. Este líquido pode ser água desmineralizada ou fluído de refrigeração. Eles devem ser trocado a cada dois anos ou a cada 60km rodados.

Atenção: em carros com injeção automática, só água desmineralizada não é suficiente para garantir segurança. Use um líquido de refrigeração para evitar superaquecimento.

Atenção aos vazamentos e entupimentos

Qualquer vazamento e entupimento pode causar danos muito sérios ao motor. Fique atento, a qualquer sinal de ferrugem no reservatório e se poças estão se formando embaixo do carro. Estes são os principais sinais de vazamento.

Atenção com a colmeia do radiador

A colmeia fica localizada na parte da frente do veículo e por isso está mais sujeita a danos em batidas frontais. Ela também costuma ficar suja de terra quando se trafega em estradas de chão. Quando isso acontecer, limpe a peça de dentro para fora utilizando uma mangueira.

Gostou das nossas dicas?

Se o seu carro apresentar problemas em qualquer peça do sistema de arrefecimento. Venha assim que possível para a auto mecânica Nicoluzzi. Nossos profissionais são muito bem treinados e vão saber exatamente o que fazer para resolver o seu problema.

Onde encontrar

A Nicoluzzi fica na rua Carlos Hardt, 688, no bairro Água Verde em Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone: (47) 3371-2390.

Acompanhe a Nicoluzzi no Facebook para ficar por dentro das novidades.