“Correia dentada: troca preventiva evita danos ao motor”

Por: Auto Mecânica Nicoluzzi

05/02/2019 - 14:02 - Atualizada em: 08/02/2021 - 10:36

A correia dentada ou de distribuição é um dos componentes mais importantes do carro. Quando ela se parte, causa danos gravíssimos, por isso, a importância da troca preventiva.

Ela é responsável pelo eixo de comando, que garante que a válvula não estará dentro do cilindro quando o pistão estiver subindo para comprimir a mistura. Prevenindo assim, o empenamento das válvulas que pode furar a cabeça do pistão e até exigir a reparação do motor.

Como saber se é necessário substituir a correia dentada?

Leve perda de energia, vibração anormal do motor ou até um aumento da média de consumo, são fatores que indicam que a correia dentada está com defeito.

Atualmente os fabricantes usam correias mais resistentes, porém, menos ruidosas. Por isso, não é possível verificar em que estado ela está.

Se o desgaste for pronunciado, muito provavelmente a correia dentada já corre o risco de arrebentar e trazer consequências graves.

Vale ressaltar que, a correia dentada pode romper-se mesmo com o carro em marcha lenta e os danos ao motor podem ser exatamente os mesmos, além de que o motorista pode causar um acidente.

O tempo de vida útil de uma correia varia de marca para marca, e pode ser verificado no manual do veículo. Os prazos e recomendações de troca são definidos pelos fabricantes.

Entretanto, o recomendável, e como forma de prevenção, é fazer a troca a cada cem mil quilômetros ou a cada quatro anos, o que acontecer primeiro.

Onde encontrar

A Auto Mecânica Nicoluzzi pode ser encontrada na rua Carlos Hardt, 688, no bairro Água Verde, em Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato: (47) 3371-2390 | 9 9136-3230 (Whatsapp). Acompanhe as novidades através do Facebook (@automecanicanicoluzzi).