A injeção direta é uma funcionalidade que demanda muita atenção, por isso a manutenção preventiva é extremamente importante. Contudo, antes de falar disso, é importante explicar como este sistema funciona.

O princípio é relativamente simples: não há uma mistura prévia à combustão de ar com o combustível. O oxigênio entra no motor através dos coletores de admissão e o combustível, através de uma injeção cirúrgica pelos injetores.

A manutenção preventiva destas injeções é importante porque não há passagem de ar pelos bicos , sendo assim, não há uma limpeza natural deles.

Neste caso, a manutenção preventiva precisa acontecer a cada 10 mil KM e nela será feita uma limpeza dos bicos injetores e também da válvula de admissão. Caso isto não aconteça, haverá uma carbonização e você gastará cerca de R$ 500 para corrigir o problema.

Para limpeza dos bicos de injeção, existem no mercado os “Limpa bicos via tanque”. Inseridos com o combustível, eles fazem uma limpeza preventiva, mas é importante escolher marcas de confiança para garantir que será efetivo.

Nas câmaras de admissão, a manutenção precisa ser feita por um mecânico.

Venha à Mundial para fazer a manutenção preventiva do seu veículo. Para estas limpezas você vai gastar menos de R$ 100, mas se a carbonização acontecer o orçamento será muito maior.

Curiosidades sobre a injeção direta

Os testes desta tecnologia começaram em 1950, mas ela só foi lançada na década de 80. Duas empresas dizem que são as inventoras deste sistema, a Fiat e a Audi. Contudo, a Fiat é quem parece ser a pioneira neste estilo já que ela lançou o veículo com injeção direta em 1988 e a Audi somente em 1989.

Onde encontrar

A Mundial Auto Mecânica fica na rua Massaranduba, 100, bairro Vila Lalau em Jaraguá do Sul. Você pode marcar um horário pelo telefone: (47) 3372-3960.