“A importância de fazer a troca de fluido de freio”

Foto Divulgação

Por: Mundial Auto Mecânica

24/09/2020 - 07:09 - Atualizada em: 24/09/2020 - 08:21

Fundamental para garantir segurança dos motoristas e passageiros durante a movimentação do veículo, o fluido de freio também é um elemento essencial para o bom funcionamento do carro. Por isso deve ganhar muita atenção dos proprietários!

O fluido serve para transferir a pressão exercida sobre o pedal de freios até as pastilhas e sapatas de freio, trabalhando em conjunto com os discos e tambores para a frenagem. Mais do que isso, atua também como um lubrificante do sistema.

Tem como características principais uma baixa taxa de compressão (compressibilidade) e alto ponto de ebulição. A relação entre esses dois aspectos vão determinar a qualidade desse produto.

A substituição do fluido de freio é uma tarefa relativamente complexa e deve ser feita por pessoa qualificada, ainda mais por mexer em um sistema de segurança do automóvel. Por isso, busque sempre uma auto mecânica especializada para realizar o procedimento de forma correta.

Fique de olho nos sinais de troca

Validade do fluido de freio: em alguns casos, a validade é de 10 mil quilômetros. Em outras situações, varia entre um e dois anos. O uso do carro também influencia na validade do fluido de freio.

Nível: tenha sempre o hábito de verificar o nível do fluido de freio. Se ele estiver levemente abaixo do nível indicado, pode resultar em problemas de frenagem. Procure uma mecânica especializada para fazer a substituição do sistema.

Luz no painel: quando o sistema de frenagem resultar em mudança na pressão do pedal, ou o nível do reservatório do fluido estiver muito baixo, uma luz indicativa irá aparecer no painel do carro – normalmente um ponto de exclamação (!) na cor vermelha.

Dificuldade de frenagem: se reparar que o pedal do freio está “mais longo” em seu curso, pode ser a hora de trocar o fluido de freio. Se você perceber que o freio literalmente não funciona adequadamente ou demora muito para frear o veículo, este é um sinal gravíssimo, leve imediatamente ao seu mecânico de confiança!

A esquipe da Mundial Auto Mecânica está pronta para atender com excelência, fazendo a troca do fluido de freio do seu veículo. Dê uma passada no nosso endereço para fazer uma revisão, manutenção preventiva ou corretiva.

Onde encontrar

A Mundial Auto Mecânica fica na rua Massaranduba, 100, bairro Vila Lalau em Jaraguá do Sul. Você pode marcar um horário pelo telefone: (47) 3372-3960. Saiba mais sobre nós pelo Facebook da Auto Mecânica Mundial.