“Vai viajar no fim de ano? Faça a revisão do seu veículo”

Foto: divulgação/Pexels

Por: Mundial Auto Mecânica

07/10/2020 - 07:10 - Atualizada em: 13/11/2020 - 14:24

Com o final do ano chegando, é comum as famílias planejarem as férias com viagens de carro, por isso é preciso ficar atento a manutenção do veículo para viajar com conforto e segurança.

Você sabe quais são os pontos essenciais na hora do check up? Uma revisão completa do veículo é importante e um investimento precioso em segurança, para simplificar listamos algumas dicas do que não pode faltar na hora da manutenção.

Antes de tudo, leve o carro para o seu mecânico de confiança uma semana antes da viagem, afinal, se for preciso trocar alguma peça você terá tempo para se programar.

Cuidados com a parte mecânica

Uma das primeiras coisas a se fazer é ficar atento à parte mecânica, ela precisa ser revisada constantemente, já que sem uma manutenção correta você pode acabar ficando no meio do caminho. Motor, óleo e freios fazem parte da mecânica a ser revisada.

O óleo do motor deve ser trocado e medido frequentemente conforme instruções do fabricante, este item é muito importante, pois ele mantém a saúde do motor do seu veículo mantendo-o lubrificado e livre de impurezas. É preciso ficar atento também aos freios, eles são parte fundamental da segurança e as pastilhas e lonas deles têm vida útil e devem ser trocadas a cada 10 mil KM ou a cada 2 anos.

Atenção com a parte elétrica

A parte elétrica do veículo é delicada e sua revisão mesmo em períodos sem longas viagens é muito importante afinal o sistema de luzes do carro se enfraquece com o tempo e além da segurança é preciso lembrar que agora é norma você dirigir com os faróis ligados em rodovias, luzes queimadas podem ocasionar multas e acidentes, por este motivo é imprescindível ficar atento principalmente às luzes dos freios.

A bateria também faz parte da elétrica do carro e fatores como partida demorada e luzes fracas podem indicar problemas, fique atento e agende uma revisão mais minuciosa.

Outros itens

Pneus carecas ou murchos devem ser trocados, além de acidentes eles também podem ocasionar o aumento do consumo do veículo. Por último, mas não menos importante, são as palhetas do para-brisas que ressecam com o tempo, a troca tem um baixo custo e pode evitar maiores problemas durante uma chuva na estrada.

Agora que você já sabe quais as principais dicas para a manutenção do seu veículo, dirija com responsabilidade respeitando sempre a sinalização e limites de velocidade, boa viagem.

 

Onde encontrar

A Mundial Auto Mecânica fica na rua Massaranduba, 100, bairro Vila Lalau em Jaraguá do Sul. Você pode marcar um horário pelo telefone: (47) 3372-3960.