Imprescindível para o bom funcionamento do carro e para evitar manutenções corretivas, o óleo do motor merece uma atenção especial. Ele é responsável por lubrificar os componentes e melhorar a eficiência do motor

Não trocar o óleo influencia no contato com o calor do motor e a contaminação com sujeira e detritos. A consequência pode sair bem mais cara do que as trocas de rotina.

Portanto, o óleo deve ser trocado regularmente para manter a saúde do motor do carro. O prazo de troca e o tipo de óleo que deve ser usado variam de acordo com o modelo (as informações sempre são disponibilizadas pelo fabricante).

A medição do nível do óleo deve ser feita com o motor frio para que o óleo retorne ao cárter, fazendo com que a leitura seja mais precisa. O nível correto é entre o máximo e o mínimo da vareta.

Geralmente a troca do óleo do tipo sintético deve ser feita uma vez por ano ou a cada 10.000 km. Para óleos minerais, a recomendação é a cada seis meses ou 5.000 km. Apesar de cada veículo ter uma especificação, a substituição de óleo e filtro juntos é ideal, já que o segundo impede a circulação de impurezas no motor.

Na hora da troca, é importante que o motor esteja quente, pois assim o produto flui com mais facilidade e carrega com ele a sujeira do motor.

Não é recomendado misturar óleo sintético ou semissintético ao mineral, pois gera a perda da eficácia, reduzindo a lubrificação das peças. Apenas em casos de emergência a mistura pode ser realizada.

Onde encontrar

A Auto Mecânica Melchioretto fica na rua 25 de Julho, 1715, no bairro Vila Nova em Jaraguá do Sul. Entre em contato pelo telefone (47) 3371-5928. Para ficar por dentro das novidades, curta nossa página no Facebook.