“Óleo do motor baixando? Entenda o que pode estar acontecendo”

Foto divulgação

Por: Auto Mecânica Melchioretto

04/12/2018 - 14:12 - Atualizada em: 15/12/2020 - 15:22

São muitos os motivos que podem interferir no consumo de óleo do carro. Confira cada um deles para que você entenda melhor sobre o assunto.

  • Estender demais os intervalos de troca: se você esperar demais, o óleo perderá sua propriedade de limpeza e lubrificação do motor. Isto porque com o tempo ele acaba acumulando várias impurezas;
  • Alteração na viscosidade do óleo do motor: se o óleo do motor estiver com a viscosidade incorreta, pode acontecer de o nível do lubrificante descer mais rápido que o normal;
  • Sobrecarregar demais o veículo pode ser um problema: o motor baixando óleo pode ocorrer em carros que estão com uma demanda além da sua capacidade. Por exemplo: carros que estão transportando cargas maiores que a capacidade do veículo. Quanto mais o motor trabalha, mais óleo ele consome
  • Vazamento: o motor pode estar vazando por diversos lugares, sendo os lugares mais comuns a tampa de válvulas o cárter e o retentor do virabrequim. A quantidade perdida não será reposta naturalmente e o nível baixará sensivelmente, dependendo do volume perdido.
  • Lubrificante sendo queimado na câmera de combustão: o maior indicativo deste fato, é uma fumaça branca saindo do escape. A quantidade queimada também altera o nível do óleo.
  • Se o óleo do motor estiver sujo, ele pode baixar mesmo: às vezes, o motor está com óleo sujo, principalmente porque o filtro não foi trocado como deveria. Os detritos acumulados no filtro desgastado acabam sujando o óleo, desperdiçando o líquido e desgastando as peças do motor.

Para você ficar mais seguro, e entender o que está acontecendo ao seu motor, a dica é: procure uma auto mecânica especializada e faça uma revisão. A Auto Mecânica Melchioretto conta com profissionais especializados para este atendimento. Lembre-se: verifique estas questões importantes antes de sair de férias, a Melchioretto irá funcionar até o dia 23/12, e retorna no dia 04/01/2021.

Onde encontrar

A Auto Mecânica Melchioretto fica na rua 25 de Julho, 1715, no bairro Vila Nova em Jaraguá do Sul. Para marcar um horário, entre em contato pelo telefone: (47) 3371-5928. Para ficar por dentro das novidades, curta nossa página no Facebook @automecanicamelchioretto.