Dicas de manutenção para viajar tranquilo

Por: Auto Mecânica Melchioretto

25/08/2020 - 08:08 - Atualizada em: 25/08/2020 - 09:18

Sempre que for viajar, independente da época do ano, mas principalmente quando for fazer viagens longas é importante fazer um checkup no carro para evitar problemas. Manutenção preventiva é sempre a melhor opção. Por isso, separamos algumas dicas para você ficar atento antes de pegar a estrada:

  • Calibrar os pneus, de preferência quando ainda estiverem frios. No manual do veículo ou no canto da porta do motorista você pode ver quais são as pressões recomendadas pelo fabricante. Pneus murchos ou cheios de mais podem gerar maior consumo de combustível e desestabilizar a direção.
  • Confira se os pneus do carro não estão carecas: Pela marca TWI é possível saber se o pneu precisa ser trocado. Pneus com 3 mm de profundidade de sulco, mesmo dentro da legalidade, recomenda-se fazer a troca. Isso evita riscos de aquaplanagem em casos de chuva, por exemplo.
  • Faça a troca do óleo do motor periodicamente e nunca deixe de substituir o filtro de óleo do motor juntamente a cada troca, isso evita danos graves ao motor. Cada veículo tem no manual a periodicidade certa de troca. Faça também a substituição do filtro de ar para evitar o baixo rendimento, desgaste antecipado do turbo, marcha lenta irregular, alto consumo e excesso de emissões.
  • As palhetas do para-brisas também merecem atenção. Elas ressecam naturalmente com o tempo, e em dias chuvosos garante melhor visibilidade se estiverem em perfeito estado. Além de serem componentes de baixo custo, são imprescindíveis para a segurança.
  • Abasteça o carro somente em postos de confiança. O uso de combustível adulterado gera o mal funcionamento do motor, perda de potência, aumento do consumo e também pode entupir o filtro de combustível ou afetar a bomba de combustível.

Fique atento também às lâmpadas dianteiras e traseiras, molas e amortecedores, bateria, velas, cabos, bobinas de ignição, alem do fluído e pastilhas de freio.

Onde encontrar

A Auto Mecânica Melchioretto fica na rua 25 de Julho, 1715, no bairro Vila Nova em Jaraguá do Sul. Entre em contato pelo telefone (47) 3371-5928. Para ficar por dentro das novidades, curta nossa página no Facebook.