“Por que é tão difícil falar sobre sexo?”

Por: Marcelo Langer

03/11/2020 - 15:11 - Atualizada em: 03/11/2020 - 15:58

Você já parou para pensar porque a maioria das pessoas acha tão difícil falar sobre sexo? A resposta dessa pergunta tem origem há muito tempo. Talvez o fator mais importante se remete às religiões.
Sabemos que elas sempre foram definidoras de condutas morais e éticas e sempre tiveram um impacto na definição de uma conduta sexual dita “ideal”.
Isso influencia e muito no ato sexual, visto que todo indivíduo traz consigo a educação que recebeu dos pais, avós e também as suas crenças religiosas.
Antigamente o sexo era permitido apenas para procriação, era mecânico e a mulher não podia sentir prazer. Hoje as religiões estão mais maleáveis e as mulheres mais livres. Porém, ainda assim vivemos em uma sociedade machista e isso dificulta para mulher falar abertamente sobre sexo.
Como o sexo começa na cabeça, essa repressão feminina impede os bons relacionamentos sexuais. Como assim, doutor? Todo ato sexual começa na cabeça, quero dizer, nos pensamentos, portanto, se alguém não está muito bem psicologicamente (às vezes travado pela educação que recebeu e pelas crenças religiosas) provavelmente não conseguirá manter relações sexuais saudáveis.
Ou mais simples ainda, se você teve um dia complicado no trabalho e ficou estressado ou magoado com isso, certamente não terá vontade de manter uma relação sexual naquele dia ou, se o fizer por “obrigação”, não será uma atividade de bem-estar.
Sim, o sexo quando não tem o objetivo de procriação tem o objetivo de dar prazer para as pessoas que estão praticando! Isso é primordial e não deve acontecer de outra maneira.
Por isso, é muito importante pensar, falar, ler, ver coisas sobre sexo. Conheça o seu corpo, toque-se, saiba qual é o melhor jeito que você consegue chegar ao orgasmo.
Converse sempre com seu ou sua parceiro (a), diga o que você gosta e pergunte o que ele (a) gosta. Faça o mesmo com as coisas que não gosta. O sexo tem que ser bom, se não está sendo, procure mudar!

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).