“A importância do exame preventivo”

Foto divulgação

Por: Marcelo Langer

18/06/2021 - 09:06 - Atualizada em: 18/06/2021 - 09:50

O exame do preventivo de câncer de colo de útero, tecnicamente chamado de Papanicolau é um exame extremamente importante para todas as mulheres em idade reprodutiva que mantêm atividade sexual regular. Como o nome já diz, ele é um exame para rastreio (pesquisa) do câncer de colo de útero.

A importância dele se deve a incidência dessa doença na população e a grande chance de ser detectado em fase inicial, nesses casos ele é totalmente passível de tratamento curativo. Em relação ainda a incidência, ele é o quarto câncer mais comum entre as mulheres.

Para ser mais claro um pouco, posso dizer que com esse exame conseguimos achar alterações nas células que antecedem o câncer, ou mesmo o próprio câncer, porém em uma fase bem inicial. Quando isso acontece, podemos lançar mão de tratamentos que trazem a cura completa da doença para a mulher e se tratando de uma doença com grande potencial de morte, essa notícia é essencial visto que podemos prevenir essas mortes.

Cada caso deve ser avaliado individualmente, mas em geral ele é realizado uma vez ao ano de maneira rápida e sem dor. Pode ser feito no consultório ou no próprio laboratório.

O câncer está bastante associado ao papilomavírus humano, mais conhecido como HPV. Esse vírus também pode ser detectado em exame laboratorial e, melhor ainda, ele pode ser prevenido. No SUS temos disponível vacina do HPV para crianças femininas na idade de 9 a 14 anos e masculinas na idade de 11 a 14 anos. As pessoas que não estão nessa faixa etária também podem se beneficiar da vacina (mesmo que já tenham o vírus no corpo), porém, nesse caso é preciso comprá-la em algum laboratório particular.

Se você ficou com dúvidas, deixe sua pergunta ou me procure nas redes sociais.

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).