“A Covid-19 afetou a libido das pessoas?”

Por: Marcelo Langer

06/10/2020 - 15:10 - Atualizada em: 06/10/2020 - 16:56

Você sabe o que é a libido? Existem algumas definições diferentes para essa palavra, mas as que eu mais gosto são: procura instintiva do prazer sexual (desejo) e, segundo as teorias de Freud, a energia que está na base das transformações da pulsão sexual, energia vital.

Por que quero conversar com vocês sobre isso? Porque sabemos que, na pandemia do Covid-19, muitos casais perderam ou diminuíram a sua libido e isso acabou atrapalhando a vida do casal.

Contudo, apesar de o sexo ser muito importante para a saúde de cada pessoa e, consequentemente, do casal, precisamos deixar bem claro que infelizmente muitas pessoas não gostam do ato ou o fazem por obrigação, devido à falta de prazer que sentem na hora do sexo.

Esse assunto é bastante vasto, mas podemos colocar aqui alguns pontos que ajudam as pessoas a não sentirem prazer (no caso atrapalham o prazer, né?).
Sabemos que antigamente as mulheres não podiam sentir prazer. Elas eram meras donas de casa e mães que tinham a função de cuidar da casa e dos filhos e nada mais.
Essa cultura machista melhorou muito com o advento da emancipação e independência feminina, porém, ainda é um tabu falar sobre sexo na nossa sociedade, infelizmente! Mesmo com a tecnologia nos deixando mais “próximos ao sexo”, nossa criação acaba deixando-nos tímidos e ou envergonhados para conversar sobre sexo com nossos parceiros e ou família.
Isso é uma das principais causas que contribuem para a dificuldade de ter prazer no sexo e a baixa libido. Por isso, precisamos conversar mais sobre sexo e, se você tem vergonha, use a tecnologia a seu favor, fale com seu parceiro pelo WhatsApp, mande figurinhas, leia contos ou veja filmes eróticos.
Se conheça, se masturbe (principal tabu para mulheres). A masturbação faz você saber como você atinge o orgasmo. Ao saber isso, você pode ajudar seu parceiro a fazer isso para você na relação. O autoconhecimento é imprescindível!

Agora eu gostaria de deixar uma dúvida na cabeça de vocês: será que a libido diminuiu durante a pandemia? Ou será que ela já estava diminuída antes do Covid-19, mas devido nossa vida corrida ninguém parava para sentar e ter momentos para pensar em si e na relação que vive?

Nunca deixe o piloto automático da vida ligado, tenha um tempo para pensar na vida todos os dias, mude aquilo que é mutável e conviva em paz com aquilo que não podemos controlar!

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram: @drmarcelolanger.