“Profissão que transforma sorrisos”

Por: Luciano Drechsel

04/07/2019 - 14:07 - Atualizada em: 04/07/2019 - 16:57

Olá, caros leitores. Hoje iniciamos um novo desafio, o de sermos colunistas neste renomado jornal e estamos muito honrados com o convite.

Sou filho da terra, estudei odontologia na Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR) retornando a Jaraguá do Sul quando concluí o curso.

Este mês completo 26 felizes anos de formatura, pois me apaixonei por esta profissão que nos desafia todos os dias e que vem evoluindo de forma espetacular como ciência e arte. Parafraseando Christian Coachmann “mudamos vidas transformando sorrisos “, assim que me sinto.

Como todo amor gera frutos, no ano de 2000 agreguei ao consultório o magistério, lecionando na Universidade Regional de Blumenau, contribuindo na formação de jovens cirurgiões dentistas, mantendo em mim a chama viva do aprendizado. Não seríamos eternos aprendizes?

Semanalmente nos encontraremos para tratar dos mais diversos assuntos ligados a esta área: prevenção, cuidados dentais na primeira infância, relação das doenças bucais e saúde geral.

Sabiam que uma infecção dental pode apresentar complicações cardiológicas?

Abordaremos, de forma detalhada, os aspectos clínicos, sintomas e tratamentos de uma patologia cada vez mais presente entre os pacientes que é a DTM (disfunção temporomandibular).

Abordaremos também os implantes dentais, as famosas lentes de contato, tecnologia de fresagem computadorizada, a incorporação de softwares de planejamento digital, escaneamentos intrabucais, impressões 3D, harmonização orofacial, enfim, vivemos um momento espetacular tanto em ferramentas e materiais disponíveis, como em treinamento técnico.

Talvez não seja muito conhecido, mas a odontologia brasileira situa-se entre as melhores do mundo, sendo que muitos estudos e desenvolvimentos de técnicas tiveram sua origem por aqui.

Nos perguntamos com muita frequência quais serão os próximos passos, estaremos realmente na odontologia 4.0 (termo muito em alta na atualidade)? Ou ainda nos surpreenderemos no curto prazo com o que há por vir?

Mas uma coisa é certa, a incorporação tecnológica é irreversível e oportunizará muitas conquistas. Acompanhar e implantar estas novas tecnologias é estimulante e desafiador, usaremos este contato com você, leitor, para comunicar o estado da arte, sempre com a colaboração dos nossos parceiros.

Contribuirão nesta tarefa colegas que fazem parte da minha equipe, ex-alunos que tive a honra de contribuir na formação e a alegria de conviver solucionando os desafios que a clínica diária nos apresenta.

E que venha a próxima coluna!

Dr. Luciano Drechsel é Mestre e especialista em Prótese Dentária, especializando em Implantodontia e Odontologia Digital, Professor de Prótese Dentaria da FURB e coordenador do curso de especialização em Implantodontia e Prótese Dentária do Grupo Harmonique em Blumenau