“Pterígeo: de jovens a idosos, todas as idades são acometidas”

Por: Lucas Vianna Figuêiredo

06/08/2019 - 14:08 - Atualizada em: 06/08/2019 - 14:56

A palavra pterígeo vem do grego Pteron, que quer dizer “asa” e reflete o formato desta lesão ocular muito prevalente em todas as idades.

O pterigeo é uma lesão popularmente reconhecida como “carne crescida” que acomete a conjuntiva ocular, ocorrendo um crescimento de fibras e vasos sanguíneos, geralmente no lado interno ou nasal dos olhos.

Existem fortes evidências acadêmicas de que a exposição à irradiação ultravioleta (do sol, por exemplo) favoreça o crescimento progressivo desta lesão típica. E, em nosso país, devido à grande presença do sol, a prevalência do pterígeo é alta na população.

Por razões ainda desconhecidas o pterígeo pode parar seu crescimento e, assim, permanecer por toda a vida ou avançar progressivamente até afetar diretamente a qualidade visual do paciente.

Além de gerar uma repercussão estética negativa, a presença da lesão avermelhada e evidente é acompanhada de uma série de sintomas que afetam a qualidade de vida da pessoa com pterígeo.

Sintomas: ardência, coceira, sensibilidade excessiva à luz, lacrimejamento constante e sensação de areia nos olhos típicos do quadro.

Fatores de risco: exposição sem proteção à luz solar e quadros alérgicos ou irritativos com coceira constante, sem controle, são importantes fatores de risco para o aparecimento e progressão da lesão.

Tratamento: em fases iniciais, o tratamento de quadros alérgicos e orientações aos fatores de risco feitas por oftalmologista credenciado pode evitar o crescimento e eliminar os sintomas que afetam o dia a dia do paciente.

É fundamental o especialista avaliar o quadro por completo e atuar nos distintos fatores causadores.

Quando a lesão é avançada ou afeta a estética do paciente, a cirurgia é bem indicada, o uso de diferentes técnicas como a aplicação de colas biológicas minimizam o desconforto pós-operatório.

O acompanhamento contínuo pós-cirúrgico é essencial, pois sem cuidados básicos a lesão pode voltar.

Clínica Correção da Visão

R. Leopoldo Malheiro, 172 , no Centro de Jaraguá do Sul | Telefone: (47) 3054-5700

Diretor técnico: Dr. João Roberto A. Machado
CRM 19.798
RQE SC 11.411