“Geração cabeça baixa 2: epidemia de miopia”

Foto divulgação.

Por: Lucas Vianna Figuêiredo

12/11/2019 - 12:11 - Atualizada em: 12/11/2019 - 12:25

GERAÇÃO CABEÇA BAIXA 2: EPIDEMIA DE MIOPIA.

Como abordado na última semana, o uso em excesso da visão para perto através dos celulares e computadores muda as características da focalização de imagens e embaçam nossa visão.

Um grande estudo conduzido em 2019 pela Academia Americana de Oftalmologia mostrou que boa parte do aumento mundial de miopia em crianças e jovens tem relação com o uso indiscriminado e abusivo da visão para perto.

Classificamos como “tempo de tela” o período que ficamos expostos as “telas” do nosso dia a dia como : televisão, celulares, tablets e computadores. O tempo de tela ideal varia de acordo com a idade do paciente e ao ser extrapolado, os sintomas de cansaço visual podem aparecer.

Outro estudo realizado este ano mostra que em média, um profissional que usa computadores diariamente em sua rotina pode passar até 1700 horas em frente a tela. Isto sem contar o tempo que passa usando outros tipos de tela como a do celular pessoal.

Minha visão esta embaçada, preciso de óculos?

É muito comum na rotina como oftalmologista consultarmos pacientes com queixas claras de dificuldade de visão, mas que ao exame não apresentam grau para óculos e possuem ótima visão.

Nestes casos devemos analisar outras causas mas tenho notado um grande aumento de pacientes que estão com dificuldades de focalizar as imagens corretamente devido ao fato de usarem por várias horas celulares e computadores.

Se o paciente consegue reduzir o uso excessivo e muitas vezes desnecessário de dispositivos eletrônicos, a visão volta ao normal em período curto de tempo. Entretanto reduzir o tempo de tela parece ser impossível para algumas pessoas.

TEMPO DE TELA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES?

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças e adolescentes usem no máximo 2 horas por dia de telas, mas todos nós sabemos que é mais comum usarem por um tempo muito maior.

As consequências deste abuso afetam, mais cedo ou mais tarde, nossa saúde ocular.

.

Este tempo aumenta com a idade mas é importante dizer que existe um limite para todos e ao ultrapassarmos iremos em médio ou longo prazo ter consequências reais.

Clínica Correção da Visão

R. Leopoldo Malheiro, 172 , no Centro de Jaraguá do Sul | Telefone: (47) 3054-5700

Diretor técnico: Dr. João Roberto A. Machado
CRM 19.798
RQE SC 11.411