“Cervejas artesanais só com colarinho!”

Por: Maestros Cervejeiros

21/08/2019 - 13:08 - Atualizada em: 21/08/2019 - 16:21

Olá, amigos cervejeiros e amantes da boa cerveja! Em nossa coluna abordaremos um assunto que muitos já sabem, mas nunca é demais lembrar: cerveja somente com colarinho!

Para alguns, os dois ou três dedos de espumas no copo é um sacrilégio, é perder líquido e levar prejuízo. Como somos democráticos, entendemos que cada um toma a sua cerveja como quer.

Entretanto, para uma melhor experiência com os aromas e sabores de uma cerveja artesanal, a espuma é um item obrigatório.

Uma cerveja artesanal tem que ter espuma no copo, desta forma, é possível sentir com mais precisão os aromas e sabores de uma cerveja. A espuma, além do visual (beber com os olhos), assegura a diminuição de contato do líquido com o oxigênio e, consequentemente, cria uma camada de proteção para a manutenção do aroma, sabor e temperatura da cerveja.

A quantidade indicada sempre é de dois a três dedos de espuma. Importante lembrar que algumas cervejas produzem espumas mais densas ou mais finas. Um exemplo são as cervejas belgas que, em suas características, a espuma produzida é mais densa, já em algumas cervejas inglesas, as espumas são caracterizadas como mais finas.

Também é possível verificar nas cervejas alemãs, a formação de espumas mais densas, estáveis e duradouras, principalmente nas cervejas Weiss e Kölsch.

E tudo isso fica evidente, com o tipo de copo utilizado, como boca mais aberta ou fechada ou pescoço mais longo ou curto do copo, auxiliando na formação de mais ou menos espumas, e garantindo o maior tempo de sua duração.

Essa prática de tomar cerveja sem colarinho é gerada, principalmente, pelo hábito do brasileiro de tomar uma cerveja super gelada devido ao clima tropical. Isso acaba refletindo na produção de pouca ou nenhuma espuma.

Porém, cerveja congelada não combina com cerveja artesanal. Temos como intenção oferecer, aos apreciadores dos líquidos preciosos, uma gama de sabores e aromas, sendo um momento de degustação e harmonização, possibilitando beber menos e melhor, com experiências sensoriais amplas e complexas.

Curiosidades

A espuma é produzida pelo CO2 (gás carbônico) e proteínas da composição de uma cerveja. Um copo engordurado é um veneno para a espuma, ou seja, o copo deve estar muito limpo para criar a espuma adequada.

Por isso uma dica: ao comer alimentos gordurosos ou até mesmo quando houver batom, o uso do guardanapo para higienizar os lábios antes de beber é fundamental.

Foto pixabay.com

Para agendar:

No dia 7 de setembro ocorre o 2º Nereu in Beer. Serão 10 torneiras de chope artesanal, com as cervejarias: Retorcida, Rott North, Blumenau, Maestro, Stannis, Cherokee, Karsten, Konigs, C’est La Vie, Graal Beer e Hard Bop.

A gastronomia vai ficar por conta do Fratelli, com seus deliciosos Hamburguers e Churrasco. Haverá música ao vivo iniciando com Sebasthian Paul, às 11 horas, Elton às 14h e Th3 Gentlemen às 18h. A entrada é gratuita.

Endereço: Rua Pioneiro Luiz Sarti, 970 – Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul.

Já no dia 21 de setembro, acontece o primeiro Strassenfest na Cervejaria Maestro. Serão apenas 150 convites, que logo estarão à venda. Haverá muita comida típica, música e muita, mas muita cerveja boa da Maestro. Um evento com a assinatura do Moa Gonçalves.

Se for dirigir não beba! Produto destinado para maiores de 18 anos. Seja consciente!

Maestros Cervejeiros
Fábio Stein, Júlio Silva e Sidnei Ramthun
maestro@cervejamaestro.com.br
www.cervejamaestro.com.br
(47) 3054 4480