“Adesivo anticoncepcional”

Foto Divulgação

Por: Juliana Bizatto

11/12/2019 - 10:12 - Atualizada em: 20/12/2019 - 11:34

Uma opção pouco conhecida para prevenir gravidez é o adesivo, cujo nome comercial é Evra. Ele tem formado quadrangular, é formado por uma camada interna com dois hormônios femininos (estrogênio e progesterona) e uma camada externa resistente a água.

A camada mais interna libera os hormônios que são absorvidos pela pele e caem na corrente sanguínea, e fazem o bloqueio de ovulação da mesma forma que a pílula anticoncepcional. Ele deve ser colocado em locais com poucos pelos e sem dobras, como nas nádegas (bumbum), braço, parte inferior do abdome, parte superior do dorso (costas).

Cada caixa vem com três adesivos, um por semana por três semanas, e na quarta semana sem adesivo, e recomeçar na quinta semana uma nova caixa. É bom que as usuárias definam um dia da semana específico para a troca dos adesivos, assim não se confundirá.

Importante é nunca colocar nas mamas e lembrar de, após tirar o plástico, evitar ao máximo encostar na camada mais interna (a que contém os hormônios). Pressionar por 10 segundos sobre a pele, e passar os dedos sobre os limites do quadrado, pressionando-o para garantir a aderência.

Muitas mulheres se preocupam quanto à possibilidade de o adesivo descolar, porém é difícil acontecer. Nos estudos, apenas 1,8% descolam totalmente e 2,8% descolam parcialmente. Não irá sair durante o banho ou esportes, sejam eles aquáticos ou de grande intensidade produzindo mais suor.

Como todos os métodos, podem haver efeitos colaterais, 3% das mulheres podem sentir vermelhidão no local de aplicação, e quando acontece realmente a mulher deve descontinuar o uso do método. Uma forma de evitar a irritação na pele é alternar os locais.

Nos primeiros dois meses é frequente as mulheres sentirem aumento de sensibilidade das mamas e irregularidade menstrual, mas a tendência é melhorar após esse período. As pacientes podem “emendar adesivos”, mas pode ocorrer sangramento menstrual na quarta semana mesmo assim.

Além das contra-indicações ao uso de estrogênio que já falamos anteriormente, mulheres com peso acima de 90kg podem ter a eficiência reduzida do adesivo.

Os adesivos têm se mostrado tão seguros quanto os demais métodos hormonais, com eficiência semelhante à pílula anticoncepcional, de 0,3 a 7 gestações a cada 100 mulheres no período de um ano. A eficiência está diretamente relacionada com o uso correto, e respeitando as limitações do método. Na dúvida converse com seu médico!

Referências bibliográficas: Family Planning. A Global Handbook for Providers. World Health Organization. 2018. | Anticoncepção e Obesidade. Febrasgo. 2017. | Anticoncepção Hormonal Combinada. Protocolos Febrasgo. 2018. | Ginecologia de Williams. 2° Edição. 2014.

Em casos de esquecimento:

  • Esqueceu de colocar novo adesivo após o intervalo de 7 dias: se esqueceu até 48 horas, coloque um novo adesivo assim que possível, não precisa de método adicional (como preservativo) e não precisa mudar o dia da semana de troca. Se for mais de 48 horas, use método adicional por pelo menos 7 dias, se teve relação desprotegida, usar anticoncepcional de emergência (pílula do dia seguinte), não precisa mudar o dia da semana de troca do adesivo.
  • Atrasou a troca do novo adesivo após a primeira ou segunda semana: se for menos de 48 horas, trocar assim que possível, não precisa de método adicional, não precisa mudar o dia de troca. Mais de 48 horas, fazer a troca assim que possível, use preservativo e anticoncepcional de emergência. O dia que você colocou o novo adesivo será o novo dia da semana de troca.
  • Atrasou a retirarada do adesivo após a terceira semana de uso: retirar o adesivo, não precisa de método adicional, recomece o uso da nova caixa de adesivo sem mudar o dia da semana de troca.

Se o adesivo caiu:

  • Ficou sem adesivo por menos de 48 horas: coloque novo adesivo, não precisa de método adicional, mantenha o mesmo dia da semana de troca do adesivo.
  • Ficou sem adesivo por mais de 48 horas: coloque novo adesivo, método adicional, mantenha o mesmo dia da semana de troca do adesivo. Se aconteceu na terceira semana, não faça a pausa na quarta semana, e comece uma nova caixa. Se caiu o adesivo na primeira semana, e houve sexo desprotegido, usar pílula do dia seguinte.

Dra. Juliana Bizatto

(CRM/SC 16684 | RQE 15232)

Endereço: Edificio Blue Chip: rua João Planincheck, 1990 – sala 501, bairro Jaraguá Esquerdo

Contato: (47) 3307 4853 | 9 9154 7387

Redes sociais: Facebook | Instagram