“Centopeia ou piolho-de-cobra”

Foto divulgação

Por: Imunizadora Jaraguá

30/04/2021 - 08:04

Devido ao período do ano e condições climáticas bastante úmidas e com picos de calor, podemos constatar o grande aparecimento de um animal muito conhecido em nossa região por piolho-de-cobra ou centopeias.

Eles vivem e se reproduzem em locais escuros, úmidos e que tenham oferta de material orgânico que servem de alimento, como jardins, hortas e até mesmo em baixo de pedras decorativas.

Por se reproduzirem de forma muito rápida, colocando até 300 ovos por ninhada, alimentando-se de todo tipo de matéria orgânica principalmente em estado de decomposição. Estes miriápodes cada vez mais infestam nossas casas, danificando hortas e jardins e sujando nossas residências, além de exalarem um cheiro desagradável característico de seu feromônio.

Diferentemente das lacraias, as centopeias ou piolho-de-cobra, não atacam ou oferecem riscos diretos a saúde humana, por tanto o avistamento de alguns deles não é algo para se alarmar ou se preocupar, mostra somente que em algum lugar eles estão trabalhando e decompondo algo.

Umas das formas de se evitar a contaminação dos nossos, quintais, jardins e hortas é o cuidado na compra de adubo, terras, cascas de árvores e até mesmo de mudas plantadas em potes, pois estes entre outros materiais podem conter ovos de miriápodes e acabar infestando seu quintal. Portanto, a compra de produtos de procedência e qualidade podem evitar incômodos futuros.

Agora se o problema já existe, nós da Imunizadora Jaraguá estamos aqui para te auxiliar, oferecendo visita técnica gratuita para orçamento e um trabalho seguro e eficiente e com certificação de qualidade Bayer.