“Um pacto pela educação de Jaraguá do Sul”

Foto Divulgação

Por: Flávio Garcia Sartori

05/08/2019 - 14:08 - Atualizada em: 05/08/2019 - 14:13

Só há um caminho possível para transformar realidades, a sociedade e todo um país: a educação!

Toda vez que optamos por construir juntos, por compartilhar conhecimento, por entender o presente e planejar o futuro; toda vez que escolhemos pensar no coletivo, buscar soluções integradas e criar e permitir novas possibilidades, o valor da educação se propaga.

Nós acreditamos no poder transformador da educação e queremos propor um pacto com a comunidade jaraguaense em prol da educação da cidade.

Amanhã, estaremos lançando o Educação Transforma, um manifesto que busca nos tirar da nossa zona de conforto, nos fazendo diversas provocações: como podemos contribuir para educar nossas crianças e jovens?; como podemos reforçar o valor do conhecimento, da troca e da vivência prática de conteúdos no nosso dia a dia?; como podemos ser fomentadores de uma educação de qualidade, aprendida e transmitida com excelência?

Muitas das respostas para essas questões estão bem diante dos nossos olhos, em nossas mãos, mas precisamos compactuar, verdadeiramente, com elas. A hora de fazê-las acontecer é agora.

Participe da vida escolar do seu filho, procure acompanhar o que ele está aprendendo e o motive a progredir. Ensine-o a valorizar a figura do professor, mostre o quanto o professor é fundamental para o seu desenvolvimento.

Contribua, de alguma forma, com escolas da região em que você mora. Certamente, você tem algo a compartilhar que pode fazer a diferença na vida de alguém.

Tudo isso parece tão simples, não é mesmo? E de fato, é! Mas, muitas vezes esquecemos de colocar essas pequenas atitudes em prática.

A UniSociesc já começou a fazer a sua parte. Também amanhã, inauguramos o Solar do Bem, um projeto do Instituto Ânima, em parceria com a WEG, a Top Sun e a UniSociesc. Por meio dessa iniciativa, a escola de ensino médio Abdon Batista recebeu painéis fotovoltaicos e adequação de infraestrutura de sala de aula.

O propósito, além da economia de energia, é formar alunos conscientes com o uso de novas fontes para geração de energia e atentos à minimização dos impactos ambientais.

Essa é a primeira das nossas ações em prol da educação de Jaraguá do Sul. Mas, queremos fazer mais e ir mais longe. E para isso, queremos contar com você. Vamos juntos transformar o país pela educação?

Sobre o autor: Flávio Garcia Sartori é diretor da Regional Vale Europeu da UniSociesc. Atua na área de Educação desde 2007. Já foi Diretor Acadêmico nas instituições Unimonte e UniSociesc, pertencentes ao Grupo Ânima Educação. Formado em Biomedicina pela Unifran, tem especialização e mestrado na área de microbiologia.