“A família empresária e o ‘me diga com quem andas que…'”

Imagem: veja-abril.com

Por: Emílio Da Silva Neto

20/02/2020 - 10:02 - Atualizada em: 20/02/2020 - 11:01

William Shakespeare (1564-1616), tido como o maior escritor do idioma inglês, em sua peça ‘Hamlet’ (considerada uma tragédia, pois conta a história do Príncipe Hamlet, da Dinamarca, objetivando vingar a morte do rei Hamlet, seu pai, executado pelo próprio irmão Cláudio) incluiu uma das mais famosas frases da literatura mundial: “Ser ou não ser, eis a questão”.

Esta ‘exclamação’, frequentemente usada com fundo filosófico, leva a dúvidas mundanas como, quando não se conhece alguém ou apenas superficialmente, se forma imagens preconceituosas (às vezes, contudo, até pertinentes), como… “parece… mas não é” ou, dicotomicamente, “é … mas não parece”.

Pois bem, reportando-se à empresa familiar, diferentemente das empresas profissionais, aquelas sem ‘donos pessoas físicas’ (ou seja, só fundos e equivalentes), há um ponto especial de preocupação em relação à imagem da família empresária: qualquer exposição pública macular pode levar o nome da família ‘ladeira abaixo’.

Por isso, famílias empresárias formulam os chamados “Códigos de Conduta”, conjunto de regras de comportamento, entre os quais, aqueles que visam preservar a imagem (positiva) da empresa e da família no mercado e na sociedade.

Nestes “Códigos de Conduta”, são explicitados hábitos recomendados aos membros da família empresária, quanto ao zelo da imagem e reputação da família, incluindo atos, comentários, exposições e divulgações em mídias escritas e eletrônicas, para evitar ‘manchas’ à imagem, tanto da família empresária como (dada à inevitável simbiose) da empresa familiar.

Ou seja, toda família empresária tem um ‘cordão umbilical’ com a empresa, de forma que todas as ações e comportamentos dos membros são ‘lidos’ pela comunidade e pelo mercado como sendo também da empresa. Assim, os membros de toda família empresária têm que se comprometer a ter sempre um comportamento social adequado, de forma a não trazer prejuízo à família e à empresa.

Ainda, no caso de algum ‘incidente’, o membro familiar envolvido deve informar imediatamente aos demais familiares (sócios da empresa), para que sejam tomadas as devidas providências, o mesmo acontecendo se chegar a algum membro da família alguma informação que seja importante à empresa ou à família.

Feita toda esta reflexão e transplantando-a para a Igreja Apostólica Romana, ‘empresa familiar’ surgida, não biológica, mas dogmática e teologicamente de Jesus Cristo, há que se questionar os motivos do Papa Francisco, ter arriscado sua imagem, bem como da instituição que lidera, expondo-se, publicamente, junto a um retirante brasileiro nordestino, que poderia ter sido um exemplo de superação e mobilidade social brasileira, mas que, inexoravelmente, virará ‘lixo’ na história deste sofrido país. Este encontro não poderia ter sido sob a forma de uma ‘audiência privada na clausura de um confessionário’, frente a frente ‘padre confessor-fiel confesso’?

Papa Francisco, vossa Santidade (?!?), que já se expôs ao mundo, com recepções a tantos, alguns ‘justos’ (parabéns !!!), mas, também, outros sanguinários, populistas e corruptos … desculpa a irreverência deste seu súdito tardio (convertido somente aos 30 anos e… quase arrependido), a lhe perguntar: vale a máxima “me diga com quem Vossa Excelência anda… que direi quem Vossa Excelência é” ?!?!?

 

Disponível para compra na Grafipel, em Jaraguá do Sul. Também com dedicatória personalizada, diretamente com o autor.

Emílio da Silva Neto

Dr.Eng. Industrial, Consultor/Conselheiro/Palestrante/Professor (*) Sócio da ‘3S Consultoria Empresarial Familiar’ (especializada em Processo Decisório Colegiado, Governança, Sucessão, Compartilhamento do Conhecimento e Constituição de Conselhos Consultivos e de Família). Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Curriculum Vitae: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4496236H3
Tese de Doutorado: http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2016/08/Em%C3%ADlio-da-Silva.pdf
Contatos: emiliodsneto@gmail.com | (47) 9 9977-9595 | www.consultoria3S.com