Diferente do que muitos pensam, o motor de partida e o alternador são peças diferentes e com funções diferentes. Entender estas diferenças é essencial para evitar danos e conseguir se prevenir de problemas no futuro.

Qual a função de cada um?

A função primordial do Motor de Partida é fazer o carro ligar. Ele é acionado quando você vira a chave e desativado quando solta a mesma. É por conta disso que a ação de virar a chave ficou conhecida como “dar a partida no carro”.

O alternador, por outro lado, é um componente que está mais ligado a parte elétrica do carro do que qualquer outra coisa. Ele é acionado na hora da ignição e transforma a energia elétrica da bateria em energia mecânica para fazer o carro se movimentar.

Além disso, o alternador alimenta os eletrônicos do carro enquanto ele está em movimento e carrega a bateria para permitir que os eletrônicos funcionem mesmo com o motor desligado.

Cuidados com o motor de partida

Como o próprio nome já diz, o motor de partida serve para dar a partida e não pode ter sua força botada ao limite. Quando o carro não liga, insistir na tentativa de girar a chave pode fazer a peça super aquecer e o que antes era só uma bateria descarregada se torna um problema (e um gasto) muito maior.

Outro ponto crucial a se lembrar é que o motor de partida não serve para movimentar o carro. Sendo assim, se você tentar levar o veículo de um ponto a outro usando os “solavancos” da partida, terá problemas sérios.

Cuidados com o alternador

A correia do alternador é um item essencial e por isso precisa ser verificada a cada seis meses e o alternador precisa estar conectado ao esticador.

Além disso, é preciso averiguar frequentemente o estado das polias. Se elas estiverem descascadas, precisam ser substituídas.

.

Para a inspeção do motor de partida e do alternador, um eletricista automotivo é essencial. Faça revisões frequentes destas partes com frequência.

Onde encontrar

A Auto Elétrica São Luiz fica na Rua Valdir José Manfrini, 285, bairro Tifa Martins, Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone (47) 3084-6004.

Acompanhe a Auto Elétrica São Luiz no Facebook para ficar por dentro das novidades.