“Airbag: saiba qual a importância desse item de segurança e quando fazer a revisão”

Por: Auto Elétrica São Luiz

29/09/2020 - 08:09 - Atualizada em: 29/09/2020 - 09:53

Os Airbags são itens de segurança que tem como foco diminuir os danos físicos que podem ser causados aos passageiros de um carro.

É formado por uma bolsa inflável feita de nylon. Quando há colisão frontal, ocorre uma reação química entre nitrato de potássio e azida de sódio, que produz nitrogênio e enche a bolsa inflável. A mola relógio, que mantém o contato elétrico com o volante, é o que aciona a bolsa, juntamente com uma unidade de controle e sensores.

Prazo de validade

A estimativa é em média de 10 anos, porém varia com cada montadora dos veículos. É importante saber que, após ser usado, ele deve ser substituído.

Solicite uma revisão

A melhor escolha que se pode fazer como forma de prevenção é solicitar uma revisão do airbag. Entretanto, se houver defeitos, um sinal luminoso vai aparecer no painel de controle do carro. Escolha um mecânico de confiança para que a revisão seja feita da forma correta.

Dicas de cuidados

Evite deixar objetos sobre o painel do carro como chaves e carteira, pois em caso de acidentes, eles podem ser arremessados contra o motorista ou os passageiros.

A outra dica é sobre estar perto ou longe demais do airbag. O ideal é estar na distância correta para que quando o airbag for acionado, ele tenha total capacidade de ser usado.

Jamais viaje com os pés sobre o painel, isso pode fazer com o que o airbag não tenha eficiência.

Onde encontrar

A Auto Elétrica São Luiz fica na Rua Valdir José Manfrini, 285, bairro Tifa Martins, Jaraguá do Sul. Para mais informações entre em contato pelo telefone (47) 3084-6004.

Acompanhe a Auto Elétrica São Luiz no Facebook para ficar por dentro das novidades.