Está chegando o momento do pleito 2022. Neste domingo(2) os cidadãos brasileiros irão às urnas eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Havendo segundo turno, a votação será no dia 30 de outubro.

Portanto, o eleitor ainda dispõe de 1 dia para se suprir de informações e reflexões sobre o direito, dever e decisão do voto. Reiteramos que todo cidadão é corresponsável pela República e pelo Estado Democrático de Direito.

Então, é esperado que o exercício do voto se oriente em alguns princípios fundamentais como: coerência, serenidade e responsabilidade. Não se pode ignorar a dimensão e repercussão do voto. Ele impactará o lar de cada cidadão, a rua, o bairro, a cidade, o Estado e o país, por meio dos serviços públicos de saúde, educação, segurança e infraestrutura.

Sendo assim, que no domingo, o eleitor possa se valer de informações fidedignas, sendo intolerante com conteúdos fakes, além de se inteirar do “Guia do Eleitor Consciente – Todos fazem a Eleição,” disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cuja cartilha contém toda orientação sobre o que a eleitora e o eleitor precisam saber antes de votar. Também, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral-SC (TRE), o eleitor terá a seu dispor, o serviço de “Atendimento Online,” desse Tribunal, podendo ser atendido pela Justiça Eleitoral de forma totalmente virtual. As dúvidas poderão ser solucionadas por meio do “Disque Eleitor” (0800.6473888).

Além de todo esse aparato informacional, o OCP ainda preparou uma matéria orientativa. Por fim, cabe agora ao cidadão eleitor, exercer esse direito cívico imbuído do senso de coerência, responsabilidade e representatividade, priorizando os candidatos de nossa região. Feliz voto!