Schroeder: pensando a cidade para o futuro

Por: Editorial

21/06/2022 - 06:06

Uma cidade é, em essência, uma construção coletiva. Seus espaços têm um só propósito: proporcionar acolhimento, interação, mobilidade e qualidade de vida a seus habitantes. Por isso, ela é um organismo vivo que se alimenta da cultura, expectativas e desenvolvimento da coletividade.

É com essa perspectiva que o município de Schroeder desenvolve ações olhando para o futuro. Recentemente, a equipe de Engenharia e Planejamento da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) apresentou um projeto de Requalificação do Parque de Eventos para a gestão da cidade.

Respectivo projeto urbanístico prevê a revitalização do espaço para a construção de áreas de lazer e esporte. Uma preocupação legítima, pois representa um meio de gerar saúde e educação aos munícipes.

Vale salientar que a concepção do projeto teve a preocupação de manter aspectos históricos e culturais, bem como o valor ambiental do espaço, realizando um levantamento de áreas consolidadas, conservando ambientes preservados e a realização de construções hibridas e inclusivas.

Entre os múltiplos espaços sustentáveis, se prevê arvorismo, pistas de pump track e bicicross, anfiteatro, deck para canoagem e um mirante com visão de 360 graus do município. A revitalização do espaço ainda contará com estacionamentos, local para implantação de food trucks e estruturas para grandes eventos ao ar livre.

Que o modelo desse “master plan”, possa se multiplicar em nossa região.