Quedas de altura: um custo social irreparável que pode ser evitado

Por: Editorial

21/10/2020 - 06:10

Por Nelson Luiz Pereira_conselheiro editorial do OCP

De acordo com dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), desde 2012, o Brasil já registrou mais de 5,4 milhões de notificações de acidentes de trabalhadores com carteira assinada. Significa uma notificação a cada 49 segundos.

Cerca de 40% dos acidentes de trabalho, estão relacionados a quedas de alturas. Um custo social irreparável que pode ser evitado. Sempre se faz oportuno evidenciar que os custos de um acidente de trabalho recaem sobre toda a sociedade.

Além de envolver benefícios previdenciários, gastos com saúde pública, reabilitações e afastamentos, resultam também em perdas de vidas com traumas familiares irreparáveis.

Atento à esta delicada questão, e conhecedor da realidade jaraguaense, o Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da Acijs (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul), realizará nesta quinta-feira (22) uma live sobre quedas de altura.

Uma providencial e louvável iniciativa, cuja transmissão será realizada no canal da associação no YouTube, a partir das 19h30. O propósito essencial dos organizadores é promover a conscientização de que a prevenção não está restrita às normas e políticas públicas de segurança, mas, na atitude e responsabilidade de cada trabalhador.

A sociedade também tem sua parcela de responsabilidade. Qualquer cidadão que observar flagrantes de irregularidades, tem o dever de denunciar às autoridades. Trata-se de uma atitude cidadã que salva vidas.

Normas, conscientização e fiscalização, associadas a muita informação, é a fórmula ideal capaz de reverter este sério problema. Por isso, a live que acontecerá amanhã, será rica em conteúdo e acessível a qualquer pessoa, empresa, entidade pública, comprometida com a segurança e com a vida.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul