Lá nos idos do século XVII, já dizia Isaac Newton, o físico, matemático e astrônomo inglês, famoso por sua Lei da Gravitação Universal: “Construímos muros demais e pontes de menos.”

Naturalmente, pontes em uma cidade, geram incontáveis benefícios econômicos e sociais. Elas encurtam distâncias, diminuem tempo de deslocamento, otimizam os transportes, enfim, contribuem para a economia e mobilidade urbana.

Então, se ao redor do mundo o aforismo de Newton ainda se mantém vivo na realidade atual, aqui na nossa cidade não encontra total sustentação. É bem verdade, entretanto, que não construímos muros, mas, poderíamos dispor de mais pontes.

Por ora, as obras de uma nova ponte em Jaraguá, sobre o Rio Itapocu, popularmente denominada Ponte da Menegotti, apresenta-se em fase importante do cronograma de construção. As concretagens das longarinas e pré-lajes foram finalizadas.

As vinte vigas de sustentação, também já estão concluídas e, agora, os trabalhos se concentram em procedimentos técnicos aplicados nas estruturas, visando intensificar a resistência do concreto.

Com 50% do cronograma concluído, a previsão de entrega de mais essa importante obra, que mede 14 metros de largura e 120,40 metros de comprimento, está programada para o 1º semestre de 2023. Que possamos continuar encurtando distâncias.