Pais, levem seus filhos para vacinar contra a dengue

Por: Editorial

28/02/2024 - 06:02

 

Prognósticos das autoridades de saúde nos dão conta de que a dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, continua sendo uma ameaça crescente à saúde pública em nossa sociedade. Enquanto não chega a estação de inverno, a situação continuará crítica, demandando atenção e mobilização urgentes do poder público e sociedade.

Santa Catarina vem sendo castigada com essa epidemia, colocando em risco a vida e a saúde de milhares de pessoas. O Governo do Estado tem tomado providências cabíveis, como decretação de situação de emergência, liberação de recursos e compra de vacinas. Embora a quantidade de doses do respectivo imunizante ainda não cubra o contingente populacional, o processo de vacinação em nossa região, iniciado por Guaramirim, já incorpora, desde ontem, Jaraguá do Sul, abrangendo numa primeira fase, crianças de 10 e 11 anos de idade.

Reiteramos, contudo, que se faz crucial a conscientização da população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Medidas simples, como eliminar criadouros, usar repelentes e telas de proteção, podem fazer a diferença na prevenção da dengue.

Entretanto, aliada a essas medidas, dispomos, agora, de uma arma poderosa, a vacina. É importante ter em mente que a dengue também mata, por isso, não se pode negligenciá-la. Nesse estágio, o senso de responsabilidade e cidadania deve orientar a atitude dos pais. Levem seus filhos para vacinar. Confira nossa matéria sobre esse tema no OCP. Informação também está no pacote de prevenção.