O exemplo do saneamento

Por: Editorial

05/01/2022 - 07:01

Com 90% de cobertura da rede de tratamento de esgoto sanitário, Jaraguá do Sul é destaque em Santa Catarina e no Brasil. E mesmo que isso já seja de conhecimento da maioria da população, que sabe que este é um benefício que volta em forma de saúde e qualidade de vida, o poder público, por meio do Samae, segue firme no propósito de alcançar o tão almejado 100% de cobertura do saneamento básico.

Vale aqui frisar que o saneamento básico requer investimentos pesados, altos, mas que se bem planejados podem ser viabilizados. Para de ter uma ideia Jaraguá do Sul começou a investir no tratamento do esgoto ainda no final dos anos 1990 e agora passadas mais de duas décadas, colhe os frutos plantados lá atrás, quando se dizia que “obra debaixo da terra não era vista e, portanto, não trazia votos”.

Cada vez mais precisamos de governantes que tenham essa visão do agora e do futuro, do planejamento para implementar ações que darão resultados, não em apenas um ou dois anos, mas em décadas.

E com a qualidade de água e a abrangência do tratamento de esgoto em Jaraguá do Sul, juntam-se outros exemplos que tornam a cidade exemplo a ser seguido por muitos outros municípios do País.

Também estamos entre os melhores na qualidade da educação, da saúde, do empreendedorismo, da inovação e da gestão pública. Dúvida? Então é só digitar o nome Jaraguá do Sul na ferramenta de buscas da internet e conferir todas as classificações importantes que o município alcançou nos últimos anos. Isso é de dar orgulho a qualquer um que vive aqui.