O encanto dos jardins rurais

Por: Editorial

30/10/2021 - 07:10

Quando nos reportamos a jardim, a simbologia mais imediata que nos aflora é o paraíso, ou o Jardim do Éden. Na verdade, todo jardim é um pouco do céu na terra. A história da humanidade nos revela que, desde os tempos mais remotos até a atualidade, os jardins sempre fizeram parte do ambiente social, enquanto meio de contemplação, meditação, decoração, terapia e tranquilidade.

Cultivar um jardim é uma maneira intensa e saudável de se conectar com a natureza e com o cosmos. Trata-se de uma cultura presente no mundo todo, variando apenas as características identitárias.

No Brasil, herdamos os jardins da colonização portuguesa, e com o passar dos tempos, foram se moldando à nossa realidade e personalidade. No meio urbano, caracterizado pelo ritmo de vida acelerado e gases poluentes, eles são os compensadores, impactando positivamente na qualidade de vida das pessoas. No meio rural, eles são a extensão fiel e espontânea da natureza.

Portanto, seja no meio urbano ou no meio rural, lá estão, cada vez mais presentes, deslumbrantes e energizantes, os jardins. Tendo em vista o relevante bem que os jardins proporcionam às pessoas, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, juntamente com as secretarias de Desenvolvimento Rural, Administração, Fujama e Epagri, está promovendo o 1º Concurso Cultural de Jardins Rurais de Jaraguá do Sul.

O evento tem como objetivo, incentivar o paisagismo das vias do interior, e fomentar o turismo rural. Iniciativas dessa natureza devem ser enaltecidas, pois, geram benefícios sócio econômicos, além da preservação ambiental.