A Inteligência Artificial (IA), conhecida como uma revolucionária tecnologia que busca simular o processo humano de aprendizado e tomada de decisões, está em franca expansão e aplicação nas mais variadas áreas. 7

Não há dúvidas de que, num brevíssimo futuro, a IA impactará sobremaneira a dinâmica do trabalho, dos processos industriais, dos serviços, do aprendizado e das relações sociais. No entanto, esse impacto não poderá alimentar expectativas angustiantes relacionadas ao fim do trabalho, como alguns apregoam.

Pelo contrário. A lógica, amplamente aceita, é de que as máquinas pensantes assumam tarefas complexas, perigosas e repetitivas, cabendo aos humanos as capacidades peculiares como, cognição, empatia, criatividade, julgamento e outras que, em tese, sempre nos distinguirão das máquinas. Há que se considerar que a IA é, antes de tudo, uma produção humana.

E Jaraguá do Sul já é prova disso, com a Healthtech Upflux, startup incubada no Centro de Inovação Novale Hub, sendo uma das empresas escolhidas no programa IA² do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações.

Esta empresa jaraguaense produz Inteligência Artificial aplicada em instituições de saúde, com o fim de proporcionar soluções inovadoras, eficiência e qualidade aos processos. Este ‘case’ de sucesso, que orgulha Jaraguá, é só uma amostra da importância em se investir em educação, ciência, tecnologia e inovação, como único caminho para se garantir um país mais desenvolvido.

Embora saibamos da histórica insuficiência em incentivos e políticas de longo prazo, nessas áreas geradoras de conhecimento, exemplos como a Healthtech Upflux, alimentam a esperança num futuro promissor.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul