Iluminação pública: mais luz com menos gasto!

Editorial OCP News

Editorial OCP News

Por: Editorial

22/05/2020 - 06:05

Por Nelson Luiz Pereira – conselheiro editorial do OCP

A nova ordem que rege o mundo, determina que qualquer modelo de gestão pública de cidade, que queira se manter viva e atuante, deverá se permitir, estrategicamente, uma ampla transformação de caráter urbano sustentável.

É perceptível e reconhecida a vontade política e gestão pública de nossa cidade em buscar sintonia com esse novo paradigma. Um dos setores que tem implementado esforços em busca de segurança, eficiência e economia, é o de iluminação pública.

A substituição do padrão de iluminação por lâmpadas de LED avança gradativamente, comprovando eficiência. Jaraguá do Sul segue na vanguarda se consideramos que um contingente significativo de cidades brasileiras ainda é iluminado por lâmpadas a base de vapor de sódio ou mercúrio, com baixo rendimento, iluminação e durabilidade, se comparadas com as de LED. Frente às convencionais, essas novas lâmpadas apresentam consumo até 90% menor de energia, e vida útil até 50 vezes superior.

Mas, o relevante impacto na economia e na vida dos cidadãos, torna-se ainda maior quando associado ao sistema de energia fotovoltaica, fazendo com que a cidade se torne mais sustentável, já que melhora significativamente a mobilidade, a qualidade do ar, além de contribuir para redução da emissão de gases de efeito estufa.

Que o modelo vigente de governança continue sendo um propósito estratégico da gestão pública de Jaraguá, com vistas a uma administração visionária cada vez mais inteligente, transparente, eficaz, eficiente e colaborativa, focando o cidadão como prioridade.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul