É notório que a sinalização de trânsito integra uma das peças fundamentais para a mobilidade urbana. Tratando-se de cidades em que o número de veículos circulando é maior, a sinalização e os controles de tráfego são ainda mais essenciais.

O crescimento populacional acelerado de Jaraguá do Sul, com cada vez mais pessoas dirigindo, assim como sua condição geográfica que não permite uma expansão maior de ruas e avenidas, leva o Município a intensificar seu planejamento em torno da mobilidade, seja para o uso de transportes alternativos ou para novas tecnologias de sinalização que diminuam os congestionamentos ou o trânsito lento em horários de pico.

E para garantir uma melhor fluidez do trânsito que também garante consequente a segurança de seus usuários, desde maio a Prefeitura começou a operação dos semáforos inteligentes. Esses equipamentos integram um sistema adaptativo que funciona on-line podendo passar por intervenções de forma remota e de modo muito mais rápido, fazendo com que eventuais problemas nos cruzamentos sejam resolvidos o quanto antes, trazendo menos transtornos ao trânsito.

Esta semana começou a implantação da segunda etapa de implantação dos semáforos inteligentes em mais cruzamentos da cidade. Com essas iniciativas de modernização e automação do sistema de trânsito Jaraguá do Sul passa a traçar o caminho para ser uma cidade inteligente.

Neste mundo cada vez mais conectado e povoado, precisamos adotar o modelo de cidades inteligentes que são comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital que englobam desde a economia, meio ambiente até o urbanismo de maneira planejada e inovadora.