Educação de Jaraguá é uma ilha de excelência

Editorial OCP News

Editorial OCP News

Por: Editorial

04/07/2020 - 06:07

Por Nelson Luiz Pereira – conselheiro editorial do OCP

De acordo com ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Jaraguá do Sul é um dos modelos orientados para os novos paradigmas da Educação, em um mundo exponencial regido pelas novas tecnologias e inteligências.

Nossas escolas, no contexto geral, têm consciência de que a nova construção do saber, requer práticas e ferramentas inovadoras para o processo de ensino aprendizagem. Elas estão convictas de que o velho modelo jesuítico, do quadro e giz, se tornou antítese do modelo de se ler além dos textos, compreender além das imagens, interagir além do “face to face” e, notadamente, aprender além da sala de aula.

As unidades de ensino de nosso município, atentas e sensíveis às novas condições e tecnologias educacionais, promovem uma educação colaborativa, oportunizando trocas de experiências, interatividade e estreita conexão com a realidade. Elas sabem que a aprendizagem já não se compacta a uma grade curricular, e a avaliação à uma mera expressão numérica. Estas são inesgotáveis e devem se reinventar continuamente.

Elas sabem ainda, que o novo mercado de trabalho requer que as pessoas estudem de forma ininterrupta ao longo da vida ou estarão desconectadas do mundo. Serão os novos excluídos. Por fim, elas sabem que o novo paradigma de aprendizagem pressupõe uma abordagem holística, onde o todo é maior que a soma das partes.

Nesse novo modelo, não se concebe dicotomia entre o ser humano e o seu meio. Caberá, então, à escola, disponibilizar do meio ideal para que o educando seja protagonista de seu aprendizado, e o educador, um competente facilitador e orientador nesse processo.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul