Covid-19: sinal vermelho. Porquê?

Por: Editorial

12/11/2020 - 06:11

Por Nelson Luiz Pereira_conselheiro editorial do OCP

Não nos cansamos de repetir que Jaraguá do Sul têm se mostrado uma referência no Estado, na gestão de enfrentamento e combate à Covid-19.

Também não nos poupamos em enaltecer que o que tem assegurado isso, é o competente trabalho do Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19, composto pela Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, CDL, Acijs, Apevi, Ministério Público, Polícia Militar e Associação Médica, somando-se o diligente trabalho de informação de toda a imprensa local.

Como meio de comunicação atento às demandas da sociedade, a Rede OCP de Comunicação, vinha alertando incessantemente de que todo esse aparato público estrutural, não seria suficiente sem a colaboração dos cidadãos.

Infelizmente os alertas das autoridades sanitárias e da imprensa não surtiram efeito. A maioria das pessoas, prefere ignorar a informação científica de que o vírus continua circulando no meio social, teoricamente mais resistente, e só será erradicado com a vacinação.

A retórica politizada sobre a Covid-19 e respectiva vacina, tem contaminado o senso crítico de boa parcela da população, levando a negligenciar o valor da saúde, a importância de se cuidar e cuidar dos outros.

Ademais, grande parte da população não assimilou que flexibilização não significa relaxamento. Por essa postura equivocada, estamos pagando o amargo preço. Voltamos ao vermelho com a curva de contaminação se mostrando maior que o pico anterior.

A estrutura hospitalar está sendo sobrecarregada, gerando um clima de apreensão. Somente com atitude responsável e proativa essa situação será revertida.

É plenamente possível manter o fluxo da vida e dos negócios, desde que se obedeça às orientações sanitárias ampla e exaustivamente divulgadas.

Nossa persistente recomendação é a de que cada cidadão faça sua parte, sendo um combatente da Covid-19, cuidando de si e dos outros, evitando aglomerações, obedecendo as regras de distanciamento, higiene e uso da máscara.

 

Telegram Jaraguá do Sul