Covid-19: redução da curva não é redução do risco

Editorial OCP News

Editorial OCP News

Por: Editorial

01/09/2020 - 06:09 - Atualizada em: 31/08/2020 - 22:04

Por Nelson Luiz Pereira – conselheiro editorial

A pandemia do Coronavírus assume um estágio que requer extrema atenção. É o momento da desaceleração da curva. Esta situação gera a falsa sensação de vitória, ou domínio, sobre o inimigo. Prova disso são as recorrentes cenas de grandes aglomerações nas praias.

Nunca será demasiado lembrar, que a erradicação dessa doença só se dará com a massificação de uma vacina. Em nossa cidade, a contundente mobilização do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19, em consonância com a funcional estrutura e profissionais da saúde, somando-se ao trabalho da imprensa, da Polícia Militar e colaboração de maioria da população, vem contribuindo para redução dos casos de Covid.

No entanto, é importante ressaltar que a pandemia não foi erradicada e, por isso, os riscos de contaminação permanecem. A queda dos casos não pode ser interpretada como redução do risco. Relaxar nos cuidados por conta dessa queda, é uma postura equivocada e desprovida de responsabilidade.

O achatamento da curva é resultante desse conjunto de ações e cuidados. Sendo assim, relaxar agora, é estender, ou alongar, essa queda. O que se quer, é voltar à plena continuidade da vida, porém, terá que ser com segurança.

Não se pode, então, arrefecer na postura de combate, ignorando a máscara, o distanciamento e isolamento social, a higienização frequente das mãos e objetos, práticas estas, que vieram para ficar, diga-se de passagem.

Enfim, a continuidade e velocidade do achatamento da curva, continuará dependendo da colaboração, senso de coletividade e cidadania, por parte da população. Esta é a condição para que a vida, o trabalho e os negócios possam fluir sustentavelmente.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul