Covid-19: lamentavelmente, atingimos o estágio crítico

Editorial OCP News

Editorial OCP News

Por: Editorial

18/11/2020 - 06:11

Por Nelson Luiz Pereira_conselheiro editorial do OCP

 

A batalha contra a Covid-19 atingiu um estágio crítico em nosso município. Os profissionais da saúde, atuando no front, tem sido os verdadeiros heróis dessa guerra. Já desgastados da incansável luta, buscam, agora, forças para mais uma batalha, e essa, ainda mais intensa.

O trabalho do Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19, composto pela Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, CDL, Acijs, Apevi, Ministério Público, Polícia Militar e Associação Médica, somando-se o diligente trabalho de informação de toda a imprensa local, não tem logrado êxito nessa missão, por conta da negligência e negacionismo de boa parcela da população.

Por meio de seus recorrentes editoriais e matérias, a Rede OCP de Comunicação, tem insistido na tese de que, todo esse aparato público estrutural atuando contra a Covid-19, não é suficiente sem a reciprocidade dos cidadãos.

A Rede OCP não compactua com nenhuma ação que possa promover aglomeração de pessoas sem que se observe os protocolos oficiais de segurança. Entretanto, entende que a vida, o trabalho e os negócios podem fluir, desde que cada cidadão faça sua parte, sendo um consciente combatente da Covid-19, cuidando de si e dos outros, evitando aglomerações, obedecendo as regras de distanciamento, higiene e uso da máscara.

Essa crítica situação a que chegamos, deve-se, em grande parte, ao fato de que a maioria ainda não se deu conta de que o vírus continua circulando no meio social, e agora, numa camada mais jovem, e que só será erradicado com a vacinação, preferencialmente despolitizada.

Ainda não se percebeu a estreita relação entre flexibilização e prevenção. Incorporou-se o conceito irresponsável de que flexibilizar é sinônimo de relaxar, buscando-se, outrossim, justificar um erro com outros erros. A sociedade está pagando o preço por essa equivocada atitude.

 

Telegram Jaraguá do Sul