Por Nelson Luiz Pereira_conselheiro editorial do OCP

 

Na Rua Guilherme Weege, número 114, no Centro de Jaraguá do Sul, há um espaço significativo que irradia dignidade, acolhimento e solidariedade. Tal qual um oásis do bem, é ali que está localizada a Casa São José, um local que oferece abrigo para acompanhantes de pessoas que se encontram em tratamento no Hospital São José, bem como, aqueles em tratamento ambulatorial nos hospitais de Jaraguá e região.

Tendo em vista essas pessoas serem de outras cidades, e não disporem de recursos financeiros para hospedagem, necessitam de um lugar temporário para ficar. É lá que elas encontram esse lar passageiro, mas, acolhedor.

A missão dessa entidade beneficente é “oferecer gratuitamente abrigo e alimento, com acolhimento e dignidade para familiares e acompanhantes de pacientes, cuidando das pessoas com conforto, segurança e empatia, despertando fé e esperança.”

O espaço é gerido pela Associação de Voluntários do Hospital São José (AVSJ), e sustentado com eventos e doações. Ressalta-se que este importante projeto social, gerado e ancorado graças a força voluntária das esferas empresarial e civil, se sustenta pela boa vontade da sociedade.

Por isso, essa causa não tem um único dono. Ela é da comunidade, e sua sustentabilidade se ampara na consciência coletiva, uma de nossas peculiares características.

Que a Casa São José, guiada por sua visão, continue sendo exemplo de acolhimento e dignidade com o próximo, multiplicando seu nobre propósito para outras comunidades.