Manutenção também deve ser feita depois de longas viagens

Por: Dois Antônio Mecânica

23/09/2020 - 16:09 - Atualizada em: 24/09/2020 - 08:19

É muito comum as pessoas fazerem uma manutenção preventiva antes de pegar a estrada, principalmente em viagens longas. Porém, é raro as pessoas se atentarem para a importância da manutenção pós viagem. Algumas peças do carro, podem ser danificadas e, por isso, é relevante que sejam feitas checagens no veículo no retorno também.

Fique atento às peças que merecem atenção

Pneus

Após rodar muitos quilômetros é necessário verificar o desgaste dos pneus e se as bordas estão mais gastas. Deve-se também conferir se os sulcos estão com a profundidade adequada. A medição é feita pelo TWI, que são os pequenos pontos localizados entre as ranhuras do pneu. Além disso, verificar o estepe também é imprescindível.

Freio

Pode haver desgaste, dependendo da quilometragem rodada, por isso, faça a checagem completa dos freios, discos, tambores e pastilhas. Verificar as correias também é muito importante.

Suspensão

Todos os itens da suspensão, como amortecedores, molas, buchas, bandejas, pivôs e terminais, precisam ser averiguados se estão em perfeito funcionamento. Esse tipo de problema pode ser notado pelo motorista se houver barulhos estranhos, como batidas secas, rangidos ou ruídos de peças frouxas.

Alinhamento e balanceamento

Devido as irregularidades da pista o carro pode sofrer alterações na direção, e por isso, fazer alinhamento e balanceamento pós viagem também é o ideal. O sinal de que há algo de errado é quando o volante começa a puxar para um dos lados. A falta de alinhamento e balanceamento compromete a estabilidade do carro.

Filtro de cabine

Perda de eficiência do conjunto climatizador e mau cheiro quando a ventilação está acionada é sinal de que o filtro da cabine precisa ser trocado. É muito importante estar atento a essa peça também.

Onde encontrar

A Mecânica Dois Antônio fica na rua José Winter, 81, bairro Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul. Entre em contato pelos telefones (47) 3376-3057 e 9.9609-3746 (WhatsApp). Acesse o Facebook e Instagram da empresa para saber mais. Fiquem bem!