“Empoderamento feminino”

Advogado sócio Frederico Carlos Barni Hulbert

Por: Informações jurídicas

12/03/2022 - 06:03

Historicamente, a humanidade provocou uma visão fragilizada da mulher, em momentos onde a força prevalecia como meio de sustento e de defesa e a delicadeza feminina não encontrava receptividade.

Com o passar do tempo, essa visão foi sendo alterada, em especial ao possibilitar às mulheres providenciarem proteção e sobrevivência aos seus e ao povo, através do exercício do poder, desde o político e empreendedor até a atuação caseira e comunitária com inteligência.

Neste mês de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher, excelente tema para um artigo como este, pois é um dia impregnado de história, drama, sucessos e conquistas!

O evento mais lembrado neste dia é o triste episódio estadunidense, onde mais de cem mulheres e alguns homens perderam a vida, pois ficaram presos em uma empresa, por conta de seus protestos por melhores condições de trabalho, quando um incêndio se iniciou e alastrou incontrolavelmente.

Mas o marco que estabeleceu o dia 8 de março como o Dia Internacional das Mulheres foi a Conferência Internacional das Nações Unidas, portanto, um episódio político global é que fixou a data em nossos calendários.

Como observa Pilar Pardo Rubio, em seu livro Primavera das Mulheres, “o Dia da Mulher se tornou um dia de solidariedade festiva com a causa da igualdade dos sexos, um dia de homenagem, memória de luta e compromisso de não abandonar o caminho”.

Tal fato só foi possível por causa da busca incansável da mulher pela igualdade, tanto, que abriu as portas para uma maior igualdade humana, comparável à Revolução Francesa que nos trouxe os belos princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, já que as conquistas femininas, perpetradas por essas comprometidas batalhadoras, foi longa, mas também gloriosa.

De tempos em tempos temos a demonstração do quanto conquistaram, como é o caso em Jaraguá do Sul nesse momento, em que temos mulheres à frente da CDL (Vergimari) e ACIJS (Ana Clara), na gestão que se inicia este ano. Duas das entidades empresariais mais respeitadas do município, representadas por duas respeitadas e qualificadas empresárias.

Com consciência de muito trabalho ainda pela frente, as mulheres da atualidade respiram ares mais propensos às mudanças e mais acolhedores em geral. Nesta árdua tarefa de serem empreendedoras, profissionais, parte ativa em uma família, doadoras de seu bem-querer à comunidade e tantas outras tarefas assumidas, as mulheres não param de nos demonstrar sua força e dignidade.

Queiramos que o mundo reconheça o empoderamento feminino, mais e mais a cada dia, pela sua competência e inteligência. Faço voto que sejam as mulheres de hoje, as caríssimas representantes de um futuro mais conectado e humano.

Artigo elaborado pelo advogado sócio Frederico Carlos Barni Hulbert, graduado em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, com pós-graduação em Direito Civil pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Atua na área de Direito Ambiental, Civil, Empresarial e Terceiro Setor, da MMD Advogados.